História do Biscoito Globo

É parte da cultura da cidade e o vendedor deles da paisagem carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Biscoito Globo é tradição carioca - Foto: Reprodução/Internet

Feijoada? Que nada! O verdadeiro prato ícone carioca é o Biscoito Globo. Feijoada você consegue comer em qualquer lugar do mundo, mas o Biscoito Globo só no Rio de Janeiro mesmo. É parte da cultura da cidade e o vendedor deles da paisagem carioca.

E até nos “Momentos Históricos do Rio de Janeiro” compilados pela Veja Rio, está lá o Biscoito Globo. No texto “Carioquices” também está. Até item de decoração já é.

Havaianas lanca colecao do Biscoito Globo 2 História do Biscoito Globo

De acordo com o site do Biscoito Globo, a história teve início no ano de 1953 quando os irmãos Milton, Jaime e João Ponce, em virtude da separação dos pais, foram morar com um primo que possuía uma padaria no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Os irmãos aprenderam a fazer biscoitos de polvilho com o primo, os quais eram vendidos nas ruas da capital paulista.

Em 1954, aproveitando o grande contingente de um congresso eucarístico no Rio de Janeiro, os irmãos Ponce resolveram vender seus biscoitos na capital carioca. Com base no sucesso das vendas, os irmãos Ponce anteviram que, dadas as características do biscoito, o Rio de Janeiro seria o mercado ideal para seu produto.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Biscoitos Globo por Bernardo Barlach História do Biscoito Globo

O biscoito de polvilho foi batizado com o nome Globo, homônimo à padaria para a qual foram contratados, localizada em Botafogo. Iniciava-se então a história dos famosos biscoitos de polvilho. O ano era 1955 e os biscoitos eram vendidos nesta padaria e em mais sete outras, dos mesmos proprietários.

Notando a grande demanda pelos biscoitos, os irmãos Ponce passaram a vender o produto para outras redes de padarias, e em 1963 formaram sociedade com um português, expert em pães, o Sr. Francisco Nunes Torrão. Esta nova empresa foi denominada oficialmente Panificação Mandarino Ltda.

almost locals rio de janeiro mate biscoito globo História do Biscoito Globo

Em 2020, pela primeira vez na história, o Biscoito Globo teve a fábrica fechada. Diante das medidas de isolamento social e da crise em meio à pandemia de Coronavírus, a queda nas vendas levou os donos da marca a produzirem a iguaria apenas para atender demandas específicas.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Uma curiosidade: o Biscoito Globo nunca fez propaganda, recusou ofertas de abrir franquias em outros estados, jamais mudou de embalagem.

Tantos anos depois, o Biscoito Globo continua entre nós. Na praia, na rua, no Maraca, seja onde for, em qualquer lugar, o Globo está lá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Biscoito Globo

Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse biscoito faz parte da minha infância! Sempre que meu pai me levava na Cinelândia, ele tinha que comprar o biscoito GLOBO pra mim.. eu amava! Ainda vende numa famosa loja de departamentos, mas não tem o mesmo sabor da minha infãncia.

  2. Já foi a Cara do RJ. Mais nos últimos anos (+- 10 anos) as mudanças aconteceram e o saco tradicional do biscoito está sendo vendido em todo RJ. pelo um preço (mais caro que fileminhoam ) que cada comerciante acha correto, tornando muito caro por 30 gramas de biscoito. Assim sendo já foi a Cara do RJ.
    Em tempo: Agora temos diversos concorrentes até mais baratos e maior peso.

  3. Carioca? Mas, tudo começou numa criação de padaria paulistana. Cariocas só as praias e os fiéis comensais desse biscoito de vento! Ahahahah…

  4. A embalagem mudou por 3 vezes:
    Foi alterado o fechamento do saco, de enrolar as pontas, para uma com fita durex no meio e depois de papel com abertura para plastico totalmente fechado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui