História do Cinema Estação NET Botafogo, referência no cinema de arte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um dos poucos cinemas de rua da cidade, o Estação NET Botafogo é, relativamente, novo, mas tem pontos marcantes que valem o destaque.

O início desta história se deu em 1985. Neste ano foi inaugurado o Cineclube Estação Botafogo, no mesmo endereço do atual cinema. O cineclube Estação Botafogo ocupou as instalações do antigo Cine Coper, que pertencera ao Grupo Severiano Ribeiro – que também atua com a marca Kinoplex -, uma das principais e mais antigas empresas brasileiras no mercado audiovisual.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

O Grupo Severiano Ribeiro, fundado em 1917, em Fortaleza, no Ceará, chegou a ter o Odeon sob sua administração. No Rio de Janeiro, consolidou-se como um dos principais influenciadores da era de ouro dos cinemas de rua no Rio de Janeiro”, informa o historiador Maurício Santos.

Advertisement

Estação NET História do Cinema Estação NET Botafogo, referência no cinema de arte

O filme exibido na estreia do Cineclube Estação Botafogo foi “Eu sei que vou te amar”, de Arnaldo Jabor, uma importante produção para o cinema brasileiro na época. Fernanda Tores venceu a Palma de Ouro, como melhor atriz, por seu trabalho neste longa.

O nome Estação foi escolhido por conta da proximidade com algumas das saídas da estação do metrô de Botafogo. Antes disso, outros nomes foram sugeridos: Cineclube Pau-Brasil (que era a antiga razão social) e Cineclube Mico Leão Dourado, sugestões que acabaram sendo rejeitadas.

Neste período, muitas pessoas se confundiam e ligavam para o cinema perguntando se o espaço ficava dentro da estação do metrô de Botafogo.

ddr História do Cinema Estação NET Botafogo, referência no cinema de arte

 

Desde a inauguração, tornou-se referência de cinema de arte no Brasil e programa cultural obrigatório do carioca“, destaca o site do cinema.

Atualmente, o Estação NET Botafogo tem três salas e um café. Produções de diversos países são exibidas no espaço.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Cinema Estação NET Botafogo, referência no cinema de arte
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui