História do Edifício Lellis, o residencial mais antigo de Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

 

 

Morar na Orla de Copacabana ainda é o sonho de muita gente. Todavia, essa prática só começou após a construção do Edifício Lellis. As obras do Edifício Lellis-São Paulo começaram em 1928. O estilo neoclássico chama a atenção pelo requinte de seus detalhes arquitetônicos.

O Edifício Lellis foi construído pelo comerciante Domingos Lellis. Ele fez a parte da frente do Edifício – o trecho que se chama Lellis – para morar com a família.  O outro pedaço da edificação se chama São Paulo, mas em homenagem a cidade onde Domingos fez fortuna, não por causa do santo como muitos imaginam.

Advertisement
SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Ainda vivendo na cidade de São Paulo, Domingos Lellis construiu um palacete Lellis. É uma belíssima construção, mas hoje é em uma área menos nobre da capital paulista, se for comparado ao xará carioca.

palacete lellis História do Edifício Lellis, o residencial mais antigo de Copacabana
Palacete Lellis, erguido em 1920, no centro de São Paulo

O prédio na orla carioca foi inaugurado em inaugurado em 1931. Na época foi chamado, inicialmente, de Palacete São Paulo. “Esta tradição de chamar edifícios de palacetes era comum até a primeira metade do século XX”, destaca Leonardo Ladeira, da Coluna do Patrimônio Histórico, no site Rio e Cultura.

130703 Lellis SaoPaulo 06 História do Edifício Lellis, o residencial mais antigo de Copacabana

Muitos dos prédios (ou palacetes) clássicos de Copacabana, alguns vizinhos do Edifício Lellis, foram demolidos para que novas construções fossem erguidas, como o Cinema Rian e o Palacete da família Paranaguá.

Lellis nos anos 1940 História do Edifício Lellis, o residencial mais antigo de Copacabana
nos anos 1940

Um dos moradores mais famosos do Lellis foi o médico e primeiro reitor da Universidade do Distrito Federal (UDF), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rolando Monteiro.

Edifício ao fundo História do Edifício Lellis, o residencial mais antigo de Copacabana
Edifício ao fundo

O Lellis, de Copacabana, tem um magnifico terraço para festas, com vista para o mar. São apenas dois apartamentos por andar, o que torna o prédio bastante exclusivo. O elevador, com espelhos belgas e feito de jacarandá é considerado um dos mais bonitos da cidade“, afirma Claudio Castro, atual síndico do Lellis.

elevador do Lellis História do Edifício Lellis, o residencial mais antigo de Copacabana
elevador do Lellis

Recentemente o Lellis passou por uma reforma que valorizou ainda mais os detalhes arquitetônicos e sua bela história.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Edifício Lellis, o residencial mais antigo de Copacabana
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.