História do Matadouro da Cidade do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Matadouro da Cidade

Existem coisas, situações, locais e práticas que ficaram no passado. Nas vastas memórias da cidade do Rio de Janeiro, o que não faltam são exemplos. Entre tantos está o Matadouro da Cidade.

A primeira sede do Matadouro da Cidade foi na extinta praia de Santa Luzia. O Matadouro era de funcionamento público e distribuía carne para todo o Rio de Janeiro.

Praia de Santa Luzia História do Matadouro da Cidade do Rio de Janeiro
Praia de Santa Luzia

“Foi instalado em 1774 por ordem do vice-rei Marquês de Lavradio em Santa Luzia, perto de onde hoje está o obelisco da Av. Rio Branco. Esse tipo de trabalho precisava ser realizado em locais isolados, por conta da sujeira que fazia”, destaca o pesquisador Carlos H no site Curiosidades Cariocas.

banner 1200x800 2 História do Matadouro da Cidade do Rio de Janeiro

Advertisement

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, a orla da Praia de Santa Luzia passou por reformas, pois Dom João era devoto da Santa e usava o caminho para chegar à Igreja.

Essas reformas possibilitaram casas orla da praia, o que forçou o Matadouro a mudar de lugar. Ninguém queria morar perto de tanto sangue e resto de animais.

Em 1838, o Matadouro da Cidade foi transferido para onde hoje fica a região da Praça da Bandeira – na época virou Praça do Matadouro.

antiga Praça do Matadouro alagada. Matadouro ao fundo História do Matadouro da Cidade do Rio de Janeiro

O desenvolvimento da região da Praça da Bandeira provocou outra mudança. Era preciso manter o Matadouro longe das pessoas. Então, Santa Cruz, na ainda isolada Zona Oeste, foi o local escolhido.

“A instalação, ou melhor, a transferência do Matadouro para Santa Cruz foi na prática levar a ‘sujeira para longe, onde não fosse causar incomodo”, frisa um texto do site Fatos, Fotos e Registros, coordenado pelo professor Deonísio da Silva.

Com todos os problemas, a presença do Matadouro Carioca impulsionou a criação de vilas operárias em Santa Cruz, além de ter sido o primeiro bairro carioca a ter luz elétrica, por conta do gerador do Matadouro.

ruínas do Matadouro de Santa Cruz História do Matadouro da Cidade do Rio de Janeiro
ruínas do Matadouro de Santa Cruz

Em 1884 a Estrada de Ferro D. Pedro II (a partir de 1899 designada Central do Brasil), abriu o ramal do Matadouro, com os trilhos a contornar o prédio, distante apenas 700m da Estação de Santa Cruz. Este ramal funcionou até os anos 1980, quando foi desativado”, informa Carlos H.

O Matadouro da Cidade também foi desativado. Hoje, no local funciona uma escola técnica. A história segue viva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Matadouro da Cidade do Rio de Janeiro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui