Localizado no centro do Rio de Janeiro, o imponente prédio chama a atenção. São mais de 100 anos de beleza arquitetônica e histórias ligadas ao passado da cidade.
No ano de 1856, Dom Pedro II, que é patrono da Corporação, assinou o Decreto nº 1775, criando o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte – o mais antigo Corpo de Bombeiros da América Latina.
Durante anos, a Corporação ficou em um velho casarão, localizado na Praça da Aclamação, atual Praça da República. Há quem diga que esse imóvel era assombrado. O tempo foi passando e, enfim, o Corpo de Bombeiros ganhou uma casa própria, proporcional à importância da Corporação.
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca
A nova sede foi inaugurada em 23 de maio de 1908. O prédio foi projetado pelo então Comandante-Geral, Coronel EB Francisco Marcelino Souza Aguiar.
“Do Império à República, o Corpo de Bombeiros, em curto período de tempo, organizou-se e definiu suas prioridades, lidou com dificuldades de investimento, superou adversidades com a bravura de seu efetivo, vivenciou a mudança gradativa do eixo do poder político, econômico, militar e cultural que se deslocaram do Paço Imperial para o entorno do Campo do Santana” escreveu Pedro Marco Cruz Machado no livro “Casarão Vermelho”, editora Casa da Palavra, que celebrou os 100 anos da construção.
A beleza física do prédio chama mesmo a atenção. É praticamente impossível passar pela região e não notar a edificação. Arquitetura que desde o início foi elogiada.
“No dia 23 de maio de 1908, o jornal Gazeta de Notícias deu a seguinte manchete: ‘Uma obra formidável’, se referindo ao prédio do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros”, contou Renata Santos no livro “Casarão Vermelho”.
As obras duraram quase dez anos e custaram 1.302:080$000. Para a inauguração foram distribuídos 1.100 convites.
Bela construção que segue firme até hoje em dia. Sendo importante para os bombeiros e para toda a população da cidade do Rio de Janeiro.