História do Sambódromo

Para matar a saudade dos desfiles na Passarela do Samba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Essa construção fundamental para o Carnaval tem quase 40 anos de idade. Parece jovem se comparada com outras obras históricas. No entanto, o Sambódromo tem muita memória para contar. Com samba como trilha sonora, para marcar mais esses dias de de folia.

Arcos em construo História do Sambódromo

Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo, é um projeto de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer e foi implantada durante o primeiro governo fluminense de Leonel Brizola (1983-1987).Playvolume00:02/03:33maonamassaTruvidLeia maisHistória do Sambódromo

Inaugurao do Sambdromo por Brizola Marcelo Alencar e Darcy Ribeiro História do Sambódromo

Quando foi inaugurada, em 1984, a construção foi chamada de “Avenida dos Desfiles”. Posteriormente, seu nome oficial mudou para “Passarela do Samba”. Finalmente, a partir de 18 de fevereiro de 1987, passou a ser “Passarela Professor Darcy Ribeiro”, uma homenagem ao famoso antropólogo, principal mentor da obra.

Desfile histrico da Beija Flor História do Sambódromo

O Sambódromo marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, ao invés de em apenas uma. Desde a inauguração, a Beija-flor de Nilópolis foi a agremiação que mais venceu carnavais, foram oito títulos.

Advertisement

Leia também

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Polícia Militar planeja ampliar sistema de reconhecimento facial para 650 câmeras no RJ

banner 1200x800 2 História do Sambódromo

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura cariocahttps://1863e18e6a38453fdcf2d1330b3a20a2.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

O sambista precisava de um lar. Os desfiles das escolas de samba necessitavam da sua casa própria” afirmou o jornalista Vicente Dattoli em um texto publicado na edição de 2015 da Revista Beija-flor de Nilópolis – uma escola de vida.

Sambdromo em construo História do Sambódromo

Além de ser palco para os desfiles das escolas de samba, a Passarela Professor Darcy Ribeiro já recebeu outros acontecimentos, como shows de música, cultos evangélicos, exibições de motociclismo, óperas, e muito mais.

Em 2011 o Sambódromo passou por uma reforma, na qual, principalmente, os camarotes foram contemplados. Essas obras deixaram os espaços mais confortáveis e modernos, respeitando o projeto inicial.

Esse ano tem mais. Bom Carnaval e vá ao Sambódromo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Sambódromo

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que é preciso fazer uma edição nesse texto explicando que a Beija-Flor de Nilópolis é a escola que foi mais vezes campeã na passarela do samba, o que eu nem sei se é real, mas deixando bem claro que a campeã das campeãs é a GRES Portela, que atualmente (10/02/2023) ja foi 22 vezes campeã, sem seguida a Estação Primeira de Mangueira que também até esta data, venceu 20 campeonatos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui