História do Sambódromo 

Conheça parte das memórias da construção dessa obra fundamental para o Carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Grupo Especial -Sambódromo - Terceiro dia do Carnaval 2022 (Foto - Marco Antonio Teixeira)

Essa construção fundamental para o Carnaval tem quase 40 anos de idade. Parece jovem se comparada com outras obras históricas. No entanto, o Sambódromo tem muita memória para contar. Com samba como trilha sonora, para marcar mais esses dias de de folia.

Arcos em construo História do Sambódromo 

Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo, é um projeto de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer e foi implantada durante o primeiro governo fluminense de Leonel Brizola (1983-1987).Playvolume00:02/03:33maonamassaTruvidLeia maisHistória do Sambódromo 

Inaugurao do Sambdromo por Brizola Marcelo Alencar e Darcy Ribeiro História do Sambódromo 

Quando foi inaugurada, em 1984, a construção foi chamada de “Avenida dos Desfiles”. Posteriormente, seu nome oficial mudou para “Passarela do Samba”. Finalmente, a partir de 18 de fevereiro de 1987, passou a ser “Passarela Professor Darcy Ribeiro”, uma homenagem ao famoso antropólogo, principal mentor da obra.

Desfile histrico da Beija Flor História do Sambódromo 

O Sambódromo marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, ao invés de em apenas uma. Desde a inauguração, a Beija-flor de Nilópolis foi a agremiação que mais venceu carnavais, foram oito títulos.

Advertisement
banner 1200x800 2 História do Sambódromo 

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

O sambista precisava de um lar. Os desfiles das escolas de samba necessitavam da sua casa própria” afirmou o jornalista Vicente Dattoli em um texto publicado na edição de 2015 da Revista Beija-flor de Nilópolis – uma escola de vida.

Sambdromo em construo História do Sambódromo 

Além de ser palco para os desfiles das escolas de samba, a Passarela Professor Darcy Ribeiro já recebeu outros acontecimentos, como shows de música, cultos evangélicos, exibições de motociclismo, óperas, e muito mais.

Em 2011 o Sambódromo passou por uma reforma, na qual, principalmente, os camarotes foram contemplados. Essas obras deixaram os espaços mais confortáveis e modernos, respeitando o projeto inicial.

Esse ano tem mais. Bom Carnaval e vá ao Sambódromo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Sambódromo 
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. eu lembro que a construção começou no mês de agosto e ficar pronto pro carnaval seguinte. e isso nos anos 80! numa época em que uma construção desse porte levava meses e centenas de homens trabalhando, muita gente achou que não ficava pronto a tempo, que iria desabar no dia do desfile etc e tal. a fake news correu solta. foi um marco na administração brizolista, que tinha um tino inigualável para o popularesco. não é sem motivo que foi o fundador do “socialismo moreno”: populismo + corrupção como política de estado. mas todos falam “brizolão”. não tem “moureirão” e outros “ão”. todos passaram e morreram nele. só o velho ficou. rsrs

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui