História: quando os franceses invadiram o Rio de Janeiro entrando pela região de Guaratiba

Outra curiosidade histórica é que tudo começou no dia 11 de setembro. Sim, o Rio de Janeiro também sofreu um ataque no dia 11 de setembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Óleo sobre tela de Benedito Calixto

Tentativas e invasões francesas fazem parte da história do Rio de Janeiro. São diversos relatos. Contudo, um deles é menos lembrado. E é esse que vamos contar aqui no DIÁRIO DO RIO.

A invasão francesa pela região de Guaratiba aconteceu em 1710. Outra curiosidade histórica é que tudo começou no dia 11 de setembro. Sim, o Rio de Janeiro também sofreu um ataque no dia 11 de setembro.

Quem comandou essa missão foi o corsário francês Jean-François Duclerc. Ele liderou a frota com seis navios que tentaram entrar na cidade do Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. No entanto, logo os franceses perceberam que as defesas estavam reforçadas e que por ali não seria possível invadir.

Advertisement

Eles subestimaram a defesa do Rio. Nem chegou a tentar, de fato, invadir porque logo recebeu uma bomba de canhão vindo da fortaleza de Santa Cruz“, conta o jornalista, escritor e pesquisador André Luís Mansur.

Duclerc e sua tropa receberam informações de que existia um lugar bonito e tranquilo para entrar no Rio de Janeiro. Era a região de Guaratiba – mais especificamente entre a praia de Barra de Guaratiba e a restinga da Marambaia. No caminho, cometeram saques nas ilhas Grande e da Madeira.

Mapa 1 735x1024 1 História: quando os franceses invadiram o Rio de Janeiro entrando pela região de Guaratiba

A rota feita pelos franceses

Os seis navios atracaram numa boa na região de Guaratiba no dia 11 de setembro e depois foram por terra até o centro do Rio. Passaram por locais que hoje correspondem às Vargens (Grande e Pequena), Jacarepaguá, Serra do Grajaú, Tijuca. Levaram oito dias.

Enfim na região central e mais habitada da cidade do Rio de Janeiro, Jean-François Duclerc e seus comandados não tiveram vida fácil. A resistência imposta pelas tropas oficiais e pela própria população foi forte os franceses perderam feio. Duclerc foi preso.

Dias depois, o local onde Duclerc estava encarcerado foi invadido e ele assassinado. “Provavelmente teve autorização do governo, porque o francês havia exigido uma casa para não ficar em uma prisão comum e o local era muito vigiado“, frisa André Luís Mansur.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

No ano seguinte, no dia 12 de outubro de 1711, uma nova tropa francesa (bem maior) veio com tudo para o Rio de Janeiro visando uma nova invasão e o resgate dos componentes da missão comandada por Duclerc que estavam vivos e presos no Brasil. Foi dessa vez que aconteceu o sequestro da cidade do Rio. Já contamos essa história aqui, só clicar para ler.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História: quando os franceses invadiram o Rio de Janeiro entrando pela região de Guaratiba
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 História: quando os franceses invadiram o Rio de Janeiro entrando pela região de Guaratiba
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui