Histórias de Carnaval: servidora municipal que samba na Avenida

Marion é professora, gestora pública e uma sambista 100% apaixonada pelo carnaval carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O Carnaval faz parte da vida de muitas pessoas, não só como um feriado de folia, mas sim como uma paixão. No caso da servidora municipal, Marion Costa da Silva, já se tornou um amor incondicional.

Em sua rotina de trabalho, Marion, se esforça para que o servidor municipal conquiste nota 10 no quesito evolução.  Já quando está na Marquês de Sapucaí, a gerente do setor de Valorização e Capacitação do Servidor, ligado à Secretaria de Fazenda e Planejamento, precisa caprichar para que sua escola de samba não perca pontos preciosos em conjunto e harmonia.

Seu amor pelo carnaval é tão grande que este ano ela vai desfilar por seis agremiações no Sambódromo. A servidora se prepara para uma maratona: vai desfilar na Viradouro e na Vila Isabel; ambas pelo Grupo Especial; além de Unidos de Bangu, Lins Imperial, Vigário Geral e Império Serrano, pela Série Ouro. E ela tem pique, porque as três últimas escolas vão atravessar a Sapucaí no mesmo dia, na quinta-feira de carnaval, (21/4).

Para enfrentar toda essa correria, Marion conta com a experiência que traz da vida profissional e pessoal. Originalmente, ela é professora de educação física da rede municipal de ensino, há quase 20 anos. Por outro lado, como atleta foi campeã brasileira e sul-americana de corrida de orientação, esporte em que se usa mapa e bússola para buscar pontos específicos em um terreno desconhecido. Ganha quem faz a tarefa no menor tempo.

Advertisement

Marion disse que é preciso preparo físico para enfrentar essa maratona com samba do pé. “Meus amigos perguntam como tenho esse pique todo para o carnaval.  Na minha vida toda fui professora de educação física, então não poderia ficar muito fora de forma, né? Além disso, com a corrida de orientação ganhei condicionamento físico para enfrentar os desfiles no Sambódromo”, completou.

Mas se engana quem pensa que Marion ache os desfiles na Sapucaí o ápice do carnaval. Ela surpreende ao dizer que sua maior alegria acontece no período que antecede os dias de folia. “O melhor momento do carnaval é antes: ensaiar, conhecer pessoas, trocar experiências. Porque, quando chega a hora do desfile, é tudo bonito demais, só que muito rápido, passamos pela Avenida voando. Além disso, por ser uma ala coreografada, não podemos sair do personagem e curtir o desfile da forma que gostaríamos”.

Conhecimento que o carnaval inspirou

A experiência de tantos carnavais foi levada para a sala de aula. A servidora diz que procurava usar elementos das escolas de samba nos projetos pedagógicos que eram trabalhados com os alunos durante o ano. “Costumava pegar o enredo de uma determinada escola de samba e fazer a relação com o tema que estava sendo estudado nas aulas. Quando a Beija-Flor trouxe o enredo sobre o romance Iracema, em 2017, o coreógrafo ensinou o jeito como o índio dançava e eu trouxe isso para a aula. Na ocasião, estávamos trabalhando com as crianças a lei que trata de questões étnico-raciais de negros e índios. Isso facilita o aprendizado dos alunos com deficiência. Nossa cultura popular é rica demais”, disse a professora.

Atualmente, Marion é gerente do setor de Valorização e Capacitação do Servidor

A professora revela que sempre teve vontade de ser gestora pública e que já bateu na trave duas vezes na seleção de Líderes Cariocas, programa da Fundação João Goulart que identifica talentos dentro da Prefeitura do Rio, investe em sua formação e desenvolve as competências. Por isso, ficou feliz quando foi cedida, no início desse ano, para a Secretaria de Fazenda e Planejamento. Como gerente do setor de Valorização e Capacitação do Servidor, Marion pretende colocar em prática vários projetos.

“Tudo o que conquistei na vida foi dentro de um ambiente público. Decidi, então, retornar o que aprendi para a sociedade. Tenho um projeto, que será desenvolvido pela Educação, que é o #MapaeAção, que vai difundir o esporte da corrida de orientação nas escolas. Outra novidade é que ainda este ano vamos lançar a Olimpíada do Servidor, que terá quatro modalidades. Estou muito motivada!”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Histórias de Carnaval: servidora municipal que samba na Avenida
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui