Histórias e imagens do Vietnã são temas de “Pensar-te Vietnam”, com lançamento na Livraria Argumento

Obra é resultado da parceria entre a artista plástica Patricia Secco e o psicanalista Manoel Thomaz Carneiro. O evento será no dia 14, das 18h às 21h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Livraria Argumento, no Leblon, Zona Sul da cidade, recebe no próximo dia 14, entre 18h e 21h, o lançamento do livro “Pensar-te Vietnam”, de autoria do psicanalista Manoel Thomaz Carneiro e da artista plástica Patrícia Secco.

A obra é resultado de uma estada de três meses de Patricia Secco no país asiático, onde registrou o cotidiano da população local e as marcas geradas no seu imaginário por vários conflitos, especialmente pela guerra contra os Estados Unidos.

Território de paisagens belíssimas, o Vietnã foi intensamente fotografado pela artista plástica, que tentou capturar com sensibilidade imagens que permitissem construir crônicas sobre o saber local que dialogassem com as demandas culturais e subjetivas do povo brasileiro.

Acima de tudo, “Pensar-te Vietnam” fala sobre os desejos de realização da humanidade e sobre as dificuldades encontradas e ultrapassadas por ela em um momento histórico cravejado de mediações, que mais confundem do que esclarecem. Como destaca Manoel Thomaz Carneiro: “Nesta era da medicina da imortalidade, cada um possa além de viver mais, seja hábil a viver melhor com a lucidez.”

Advertisement

Dividida em duas partes, “Pensar-te Vietnam”, que tem patrocínio do Grupo Sendas, é uma obra de histórias e reflexões que tratam do comportamento humano a partir do olhar de grandes de nomes da filosofia ocidental, entre eles: Sócrates e Nietzsche.

Sobre Manoel Thomaz Carneiro e Patrícia Secco:

Manoel Thomaz Carneiro é psicanalista e escritor. Em 1989, ele criou o Grupo de Estudos Pensar, no Leblon, para ministrar cursos sobre a estrutura do ser com o auxílio da filosofia, da psicologia e da arte. Em 2013, Manoel Thomaz lançou: “Pense Bem – Ideias para reinventar a vida”.

Arquiteta e artista plástica, Patrícia Secco já expôs os seus trabalhos em diversos lugares do mundo, incluindo Nova Iorque, Paris, Roma, Londres e Berlim. A artista foi selecionada para participar do Europe Independent Movie Festival (EIMF), em Londres, com o documentário “Patrícia Secco mostra as suas caras.”

A Livraria Argumento fica na Rua Dias Ferreira, 417, Leblon.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Histórias e imagens do Vietnã são temas de "Pensar-te Vietnam", com lançamento na Livraria Argumento
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Histórias e imagens do Vietnã são temas de "Pensar-te Vietnam", com lançamento na Livraria Argumento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui