Mas se é para um município brasileiro ter este título que seja o Rio de Janeiro. A Veja Rio desta semana fez uma excelente matéria sobre as produções no Rio de Janeiro. Traz números indiscutíveis do domínio do Rio no setor:
Outro dado é que dos 10 filmes brasileiros com maior público em 2010, 8 são produções cariocas. Os paulistas ficam com um 7o lugar com “As Melhores Coisas do Mundo” e 9o lugar com “A Suprema Felicidade”. Bem, estavam, já que “Muita Calma Nessa Hora” já teve mais de 500 mil espectadores.
A matéria conta também um pouco da história do cinema no Rio de Janeiro:
A primeira exibição cinematográfica no país aconteceu em um salão da Rua do Ouvidor, no Centro, em 1896. Dois anos depois, as ruas da então capital federal e o Porto serviram de cenário para as primeiras filmagens. Décadas mais tarde, vieram as comédias musicais da Atlântida e da Cinédia. Não por acaso, a fita considerada a primeira do chamado cinema novo, em 1955, tinha o título Rio, 40 Graus. Com uma tradição dessas, não é de surpreender que hoje existam no estado cerca de 1 000 produtoras. É na cidade ainda que está o maior contingente de técnicos e artistas ligados ao audiovisual, cerca de 30 000 profissionais.
Leiam o texto completo, vale a pena;