Holocausto Nunca Mais e o aumento dos casos de antissemitismo no Brasil

Vereador Pedro Duarte e a jovem liderança judaica Henrique Korman falam do aumento do caso de antissemitismo no Brasil, como do ex-presidente do PT José Genoíno

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Leonid Altman/Pexels

Hoje, dia 27 de Janeiro, é o Dia Mundial em Memória das vítimas do Holocausto. Data simbólica para relembrar os horrores do regime nazista, que matou mais de 6 milhões de judeus e outros grupos marginalizados.

Esse marco foi adotado a partir de uma resolução na Assembleia-Geral das Nações Unidas e faz referência à data em que houve a liberação dos presos no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, um dos locais com mais vítimas na época da Segunda Guerra Mundial.

Advertisement

A data torna-se ainda mais oportuna no contexto recente do Brasil, em que acompanhamos, infelizmente, falas antissemitas no debate público. A mais recente foi a de José Genoíno, ex-presidente do PT, que afirmou em live que “seria ótimo começar a boicotar empresas de judeus”.

O mais assustador desse contexto foi o silêncio de lideranças do PT e outros grupos políticos, que não repudiaram a fala. O risco, cada vez mais iminente, é que comportamentos como esse sejam banalizados e que pensamentos antissemitas ganhem força na sociedade brasileira.

Levando em consideração os dados, realmente precisamos ficar alertas. Segundo levantamento da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), os casos de antissemitismo estão em alta no Brasil, com aumento de quase 1.000% desde o ano passado. Além do mais, há uma presença considerável de células nazistas pelo país, em especial na região sul – território em que, inclusive, houve operações da Polícia ano passado para tentar conter o crescimento desses movimentos.

Enfim, que seja tempo de reflexão e ação, para impedirmos que essa história se repita. Que essa data histórica seja um lembrete da nossa responsabilidade como sociedade, para que nenhuma forma de intolerância, incitação, perseguição, ou violência contra pessoas ou comunidades baseadas em sua origem étnica ou crença religiosa volte a ocorrer. Holocausto nunca mais!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Holocausto Nunca Mais e o aumento dos casos de antissemitismo no Brasil
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza,
    Tenho descendência de Ciganos, também muito perseguidos há séculos.
    Com certeza, holocausto nunca mais.
    O Brasil sempre foi muito acolhedor, e conservador, não merece que em nome de políticas desarranjadas em cima principalmente das nossas criança e jovens, caia no abismo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui