Há exatamente 1 ano, falecia em São Paulo, vítima de um acidente de helicóptero, o inesquecível jornalista Ricardo Boechat, nascido em Buenos Aires, na Argentina, mas totalmente radicado e identificado com o Brasil.
Em sua homenagem, foi inaugurada nesta terça-feira (11/02), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a Casa da Inovação Ricardo Boechat.
A instituição pertence à Prefeitura de Nova Iguaçu e está vinculada à Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia & Inovação (Semacti).
Efetivamente, trata-se de um centro de formação digital que visa diminuir a desigualdade tecnológica levando cursos gratuitos relacionados à tecnologia a crianças, adultos e idosos.
Falecimento em 11 de fevereiro de 2019 após acidente de helicóptero
Então com 66 anos, Ricardo Boechat retornava de Campinas, no interior de São Paulo, onde havia dado uma palestra, quando o helicóptero em que estava caiu na Rodovia Anhanguera, embaixo do viaduto de ligação com o Rodoanel, na Grande SP. A aeronave acabou se chocando com um caminhão e incendiou-se.
No acidente, enquanto o motorista do caminhão teve – felizmente – apenas ferimentos leves, o piloto da aeronave, Ronaldo Quattrucci, assim como Boechat, também acabou falecendo.
Depois de atuar em grandes veículos jornalísticos do país, como ”O Globo”, ”O Dia”, ”O Estado de S. Paulo” e ”Jornal do Brasil”, Ricardo Boechat estava trabalhando no Grupo Bandeirantes de Comunicação, tanto como âncora do ”Jornal da Band”, à noite, quanto na apresentação de um programa matinal da ”Rádio BandNews FM”.
Discussão com Silas Malafaia
Um dos momentos mais marcantes da carreira de Boechat foi em junho de 2015, quando chamou ao vivo, durante seu programa na rádio, o pastor Silas Malafaia de ”idiota”, ”paspalhão”, ”tomador de grana de fiel” e ”explorador da fé alheia”, e ainda disse para Silas ir ”procurar uma rôla”.
O caso teve bastante repercussão e ”viralizou” nas redes sociais à época.