Na manhã desta quinta-feira (19/09), agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente prenderam dois homens que vendiam ilegalmente animais silvestres no Rio de Janeiro. Segundo investigações, os presos anunciavam a venda de animais na Praça das Nações, em Bonsucesso, zona Norte da cidade.
Durante a abordagem policial, a dupla, identificada como Paulo Vinicius Viana e Guilherme Wellington Silva, estava vendendo um macaco-prego por R$ 4 mil.
O animal foi encontrado dentro de uma bolsa fechada, o que representa também maus-tratos. O macaco foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres.
Os dois homens poderão responder por associação criminosa, receptação qualificada, posse ilegal de animais silvestres e maus-tratos.
O tráfico de animais silvestres tem consequências graves em todo o mundo e, no Brasil, causa sérios problemas sociais e econômicos. Estudos estimam que cerca de 38 milhões de animais sejam retirados da natureza anualmente no país, com aproximadamente quatro milhões sendo vendidos ilegalmente.
Ontem; 22/09/24; na feira de caxias ao ar livre tinha araras, papagaios sendo vendidos livremente na rua. Aos agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente fica a dica. Vão protejer aquelas aves!