Homicídios dolosos caem 30% em novembro no RJ

Estes foram os menores valores para novembro e para os 11 meses desde o início da série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 1991

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Moskow

Os homicídios dolosos caíram 30% em novembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020 no estado do Rio de Janeiro. No acumulado do ano, a redução foi de 8%. Estes foram os menores valores para novembro e para os 11 meses desde o início da série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 1991.

O estado registrou ainda uma queda de 28% em novembro no indicador “Crimes Violentos Letais Intencionais”, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. No acumulado anual, a retração foi de 7%. O indicador teve o menor valor para o mês e para o período desde 1999.

Já os roubos de veículo caíram 22% em novembro deste ano em relação ao mesmo mês de 2020. A queda foi de 7% no acumulado do ano. Este foi o menor valor para o mês e para o período desde 2012. Já os roubos de rua caíram 19% em novembro e 7% nos 11 meses. O indicador também alcançou os menores patamares desde 2012. Os roubos de carga caíram 9% no acumulado anual, chegando ao menor valor desde 2013.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, explica que o ano de 2021 vem confirmando a tendência do estado de reduzir a ocorrência de crimes contra a vida.

Desde 2018, o estado do Rio vem registrando quedas consecutivas nos homicídios dolosos, e temos quase sempre batido o menor valor da nossa série histórica. Acreditamos que isso não é acaso, mas, sim, fruto de um trabalho contínuo da área da Segurança Pública. Temos um destaque positivo também nos crimes contra o patrimônio, que vêm caindo mesmo no comparativo com o ano passado, quando o isolamento social ajudou a reduzir os valores dos roubos de rua e veículo“, disse Ortiz.

As polícias Militar e Civil apreenderam 28% a mais de fuzis de janeiro a novembro deste ano na comparação com 2020. No total, mais de um fuzil foi retirado das ruas por dia. No geral, as apreensões de armamentos subiram 8% no acumulado do ano e 7% no mês de novembro. Os agentes foram ainda responsáveis por mais de 60 apreensões de drogas por dia em 2021, um aumento de 5% no comparativo com os 11 meses do ano passado.

As prisões em flagrante cresceram 9% nos 11 primeiros meses deste ano, chegando ao total de mais de 90 prisões por dia no estado.          

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de novembro. Para mais informações sobre os indicadores, acesse o site do ISP.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Homicídios dolosos caem 30% em novembro no RJ

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui