Hospitais federais do Rio passarão por ‘intervenção’ do Ministério da Saúde

Com a medida, as unidades de saúde não poderão mais efetuar compras por conta própria, entre outras mudanças

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Os seis hospitais federais do Rio vão passar por uma espécie de intervenção do Ministério da Saúde a partir desra segunda-feira(18/03). A pasta criou um comitê para discutir de forma mais ampla a reformulação da rede. Também preparou um edital para contratar 500 profissionais.

A ministra Nísia Trindade vinha sofrendo ataques nas últimas semanas por causa de uma portaria que centraliza cargos e funções no Departamento de Gestão Hospitalar. A deliberação faz com que a direção de cada um dos seis hospitais federais do Rio (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado) perca a autonomia da gestão, que ficará centralizado nas mãos do departamento. Por exemplo: as unidades não poderão mais efetuar compras por conta própria, e o Departamento de Gestão Hospitalar passa a realizar as aquisições de forma unificada, no atacado.

Com essa espécie de intervenção, a portaria será implementada com mais calma. Inicialmente ela entraria em vigor no dia 14 de março, depois foi adiada para 8 de abril e agora com prazo menos rígido para entrar em voga.

O secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, foi designado para chefiar o novo comitê, que tem ainda o DGH, diversos setores da pasta e a superintendência do Rio.

Advertisement

Entre os pontos da portaria, a maior alteração envolve as compras realizadas pelos hospitais. No modelo atual, cada unidade tem autonomia quase total, o que acaba encarecendo produtos e despadronizando a rede.

Apesar de delegar todos os poderes, a portaria do Ministério da Saúde não trata a criação de um comitê gestor como uma intervenção. Porém, Helvécio terá poderes de gestor pelos próximos 30 dias, podendo ser prorrogável pelo mesmo período.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospitais federais do Rio passarão por 'intervenção' do Ministério da Saúde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui