Foi aprovado em redação final, na sessão do dia 22/10, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Alerj, o projeto de lei 3.161/20, que determina a realização de teste de glicemia capilar nas unidades de emergência das redes públicas e privadas de saúde. O procedimento busca a realização dos procedimentos adequados para pacientes diabéticos.
Os pacientes deverão ser obrigatoriamente informados sobre a possibilidade de realizar o teste nos hospitais. O objetivo do exame é já realizar o ajuste da medicação nos pacientes que apresentem elevado índice de açúcar e até mesmo o início do tratamento, no caso de constatação de diabetes.
O Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), autor do projeto de lei que prevê a medida, ressalta a importância do teste de glicemia capilar: “O objetivo desse projeto é ampliar o acesso da população a um exame extremamente simples, mas capaz de detectar uma grave doença, direcionar melhor o atendimento inicial e tratamento posterior”.
A realização do exame é rápida e simples. Basta a extração de uma pequena amostra de sangue do dedo, que será analisada em um aparelho de medição. No entanto, o teste só poderá ser feito nos pacientes que autorizem expressamente.
Para aprovação, o projeto de lei ainda precisa passar pela sansão ou veto do governador em exercício, Cláudio Castro (PSC).