Hospital centenário na Tijuca faz convênio com a PUC-Rio

O Hospital São Francisco da Providência de Deus funciona com 260 leitos ativos. A expectativa é que, a partir da parceria, a unidade possa chegar a sua capacidade total, com 800 leitos disponíveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O centenário Hospital São Francisco da Providência de Deus (HSF), na Tijuca, Zona Norte do Rio, passa a funcionar como hospital universitário da PUC-Rio. A parceria teve início nesta segunda-feira (18/12). A assinatura do convênio entre as organizações abrirá caminho para que a universidade preencha um importante requisito para ter o seu próprio curso de formação em medicina.

Anteriormente conhecido como Hospital da Venerável Ordem de São Francisco da Penitência, o estabelecimento pertenceu à referida Ordem Religiosa Católica, uma associação pública de fiéis leigos que teve grande protagonismo no Rio de Janeiro do Século XIX e que era proprietária de mais da metade dos imóveis da Rua da Carioca, no Centro, e de cerca de metade dos sobrados históricos que compõem o hoje badalado Largo de São Francisco da Prainha, na região portuária. Em dificuldades financeiras após um empréstimo bancário não quitado, foi forçada a vender grande parte destes imóveis há cerca de 10 anos. Na ocasião, o Hospital foi entregue à administração de frades franciscanos.

Atualmente, o HSF funciona com 260 leitos ativos, com mais da metade dos atendimentos sendo realizada via Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que, a partir da parceria com a PUC-RIO, a unidade possa chegar a sua capacidade total, com 800 leitos disponíveis.

De imediato, estudantes das áreas de Nutrição, Psicologia e Serviço Social, entre outras, já passarão a atuar no dia a dia do hospital. A expectativa é que, quando o projeto estiver completamente implementado, até 1,5 mil alunos sejam impactados diretamente.

Advertisement

A ideia é que o convênio entre as duas instituições seja de longo prazo. Inicialmente estão previstos dez anos de parceria, renováveis por mais dez anos pelo menos. Parte da informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital centenário na Tijuca faz convênio com a PUC-Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. 260 leitos funcionando, de um total de 800, mas cancelando convênio com uma série de planos de saúde.
    Assim é difícil um hospital ir para frente. Não presta um serviço de ponta, mas era o melhor da região.
    Precisa de uma atualização urgente em algumas coisas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui