Hospital da Mulher ‘Mariska Ribeiro’, em Bangu, ganha novo complexo neonatal

Devido às obras de reforma e melhorias, setor neonatal da unidade beneficiará cerca de 70 bebês todo mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou o novo complexo neonatal do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, nesta quarta-feira (04/12). O setor, que conta com dez leitos de UTI neonatal, onze de unidade intermediária e quatro de Unidade Canguru, passou por obras de melhorias, adequações físicas e de infraestrutura. As reformas realizadas vão beneficiar, por mês, cerca de 70 bebês que precisam de internação na unidade hospitalar, que realiza 1.650 atendimentos na emergência e 300 partos mensalmente.

“Essa reforma é importante. Encontramos esse hospital completamente abandonado, a UTI neonatal estava com goteiras e com esgoto saindo pelo chão.  No pior momento, essa unidade chegou a fazer só 150 partos por mês. Agora, voltou a ganhar a confiança da população e já está fazendo 300 partos por mês. O orçamento da Saúde cresceu e vamos continuar investindo para a população ter dignidade na hora em que buscar o serviço público de saúde”, afirmou o prefeito.

O novo complexo neonatal recebeu intervenções como troca total do piso, modernização da iluminação, reforma do teto e de todo o mobiliário, revitalização da rede de refrigeração, gases e elétrica, adequação da estrutura dos postos médico e de enfermagem. Também foram feitas ambientação e identidade visual do Cegonha Carioca, para oferecer um ambiente humanizado e acolhedor para os bebês que necessitam de internação no setor e seus acompanhantes.

“Depois de um investimento de mais de um milhão de reais, podemos oferecer um serviço de ponta e uma assistência muito melhor para as crianças e para as mães. Além da UTI, estamos investindo em outras áreas da unidade, para que o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro volte a ser referência na região e conquiste cada vez mais a confiança da população”, disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Advertisement

Entre os novos aparelhos da unidade estão dois novos equipamentos de ventilação pulmonar, desenvolvidos especialmente para o uso em recém-nascidos, tendo um deles tecnologia moderna e de ponta com ventilação em alta frequência. Além de um novo aparelho de medição de bilirrubina transcutânea, o “bilicheck”, que é utilizado para avaliação não invasiva de icterícia em bebês de até 20 dias de vida e uma nova incubadora de transporte.

Os próximos setores que passarão por melhorias dentro do complexo serão a Casa da Puérpera, alojamento específico para as mães que estão com seus bebês internados na unidade, que conta com quarto, sala de estar, cozinha/copa, lavanderia e banheiro; e a Enfermaria Canguru, com quatro leitos de internação para bebês acompanhados de suas mães.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital da Mulher 'Mariska Ribeiro', em Bangu, ganha novo complexo neonatal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui