m dos maiores hospitais federais da cidade do Rio, o Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio, funciona neste sábado (2/1) com apenas um terço dos seus leitos disponíveis, segundo a reportagem do RJTV – 1ª edição (Rede Globo).
O Hospital do Andaraí conta com 321 leitos, porém 100 estavam ocupados com pacientes na manhã deste sábado (2). Os demais leitos, que ociosos por falta de profissionais, poderiam representar um grande alivio na fila de doentes que esperam uma vaga para internação. Atualmente, há 200 pacientes nas emergências do Estado do Rio esperando por um auxílio intensivo.
O plantão desta sexta-feira (1/1), mostrou o quão crítica é a situação do hospital, que já foi referência no tratamento a pessoas vítimas de queimaduras, só havia três enfermeiros para atender todo o hospital.
De acordo funcionários entrevistados pela reportagem do RJTV1, alas inteiras estão desertas, leitos vazios, setores sem enfermeiros, inclusive CTI de Covid-19. Além disso, vários setores do hospital estão funcionando sem médico plantonista. A situação dramática leva os médicos ainda atuantes a responder por dois, até três setores.
Medida Provisória prorrogou contratos de funcionários
O presidente Jair Bolsonaro assinou recentemente uma Medida Provisória (MP) autorizando a prorrogação de 1.419 contratos em toda a rede federal do Rio de Janeiro. Mas o Hospital Federal do Andaraí contava 3.592 contratados, segundo os funcionários da instituição. Tamanha redução inviabilizou atendimento médico em alas inteiras do hospital.
“Os contratos que foram renovados não são suficientes e também não teve uma listagem de quem ia ficar e de quem ia sair”, contou um profissional à reportagem da Rede Globo.
A emissora registrou que entrou em contato com o governo federal até o fechamento da sua reportagem, mas teve resposta.