Hospital Federal do Andaraí passa a ser administrado também pela Prefeitura do Rio

Gestão conjunta da unidade durará, a princípio, 90 dias, mas prazo pode ser prorrogado; posteriormente, intenção é que a Prefeitura administre de forma exclusiva

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Hospital do Andaraí - Foto: Reprodução/Google Maps

A partir deste sábado (06/07), o Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro, até então administrado exclusivamente pelo Governo Federal, passará a ser gerido conjuntamente com a Prefeitura da capital fluminense. A decisão, assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, foi publicada no Diário Oficial da União.

Inicialmente, a gestão compartilhada durará 90 dias, podendo, porém, este prazo ser prorrogado mais vezes. Quando houver consenso de que o trabalho está fluindo e a Prefeitura 100% adaptada, o Município carioca administrará o hospital de forma exclusiva.

Durante a gestão conjunta, fica determinado que o Ministério da Saúde disponibilize o uso de bens móveis e imóveis do local para a Prefeitura do Rio, além de ceder servidores federais.

Advertisement

Em relação aos materiais de consumo e provimentos, isso ficará a cargo de ambas as administrações. A portaria determina ainda que os contratos administrativos vigentes no Hospital do Andaraí atualmente sejam mantidos até os seus respectivos términos ou até que a Prefeitura solicite seu encerramento.

Vale ressaltar que, durante a transição, o Ministério da Saúde fará os ajustes financeiros necessários para que a descentralização ocorra sem intercorrências.

Motivo da mudança

A mudança de administração do Hospital do Andaraí ocorre após inúmeras reclamações tanto de pacientes quanto de funcionários a respeito da unidade.

Um relatório de visita técnica elaborado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controla da Câmara dos Deputados, publicado em abril de 2023, constatou que o hospital não dispunha da quantidade suficiente de médicos para atender os pacientes.

Além disso, a infraestrutura da unidade foi considerada precária, incluindo setores com serviços suspensos, como a emergência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Federal do Andaraí passa a ser administrado também pela Prefeitura do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui