Hospital Maternidade Paulino Werneck é inaugurado na Ilha do Governador

Situada no prédio do antigo hospital homônimo, que foi totalmente reformado e adaptado, a maternidade ofertará atendimento individualizado em todos os ciclos da gravidez e do puerpério

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, inauguraram, nesta sexta-feira (12/04), as novas instalações do Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador. A novidade atende a uma demanda antiga dos moradores da região, que passam a contar com uma unidade inteiramente dedicada à atenção materno-infantil e à saúde da mulher.

Situada no prédio do antigo hospital homônimo, que foi totalmente reformado e adaptado, a maternidade ofertará atendimento individualizado em todos os ciclos da gravidez e do puerpério (45 dias após o parto), além de serviços ginecológicos disponibilizados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

O Hospital Maternidade Paulino Werneck terá 16 leitos obstétricos, dois leitos de UTI Neonatal, quatro leitos de cuidados intermediários e dois leitos canguru (destinados a recém-nascidos prematuros), duas salas de centro cirúrgico e centro obstétrico com três suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), uma delas com banheira. A expectativa é que a unidade realize cerca de 100 partos por mês, contando com todos os recursos necessários para atendimentos de baixa e alta complexidade. E, como a unidade terá um posto do cartório de registro civil, os bebês insulanos já poderão sair da maternidade com a certidão de nascimento nas mãos das mamães.

A nova maternidade promete ser referência para mulheres que fazem o pré-natal nas sete unidades de Atenção Primária da região, as clínicas da família Assis Valente, Dona Maria Sebastiana de Oliveira e Wilma Costa; e os centros municipais de saúde Madre Teresa de Calcutá, Necker Pinto, Newton Alves Cardoso e Parque Royal. Contará com uma sala de observação do Cegonha Carioca, onde as gestantes que fazem acompanhamento na rede de Atenção Primária poderão conhecer o local onde darão à luz. Presente em todas as maternidades municipais do Rio, o programa também distribui às futuras mamães o enxoval para o bebê e disponibiliza uma ambulância exclusiva para buscá-las em casa na hora do parto.

Advertisement

O Hospital Maternidade Paulino Werneck contará ainda com lactário, radiologia, sala de acolhimento e classificação de risco, núcleo de regulação, central de esterilização, setor de hemoterapia, serviço de ultrassonografia, serviço de apoio especializado (psicologia, assistência social e nutrição), farmácia, almoxarifado, faturamento, epidemiologia, comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) e núcleo de segurança do paciente. A unidade também ofertará serviços em ginecologia, como laqueadura tubária no pós-parto e para pacientes inseridas no Sisreg, com capacidade para mais de 200 laqueaduras por mês.

As obras da nova maternidade se iniciaram em junho passado, quando a Prefeitura do Rio firmou junto à população da Ilha do Governador o compromisso de recuperar as instalações do então Hospital Municipal Paulino Werneck. Inaugurada em 1935, a unidade era um importante hospital de retaguarda da rede municipal, com 50 leitos de internação em clínica médica. Em 2020, em plena pandemia da covid-19, enquanto centenas de pessoas precisavam de uma vaga de internação, a unidade foi desativada pela gestão anterior. Na ocasião, foram gastos R$ 847,7 mil apenas na etapa de demolição das instalações internas, e a obra foi paralisada logo após as eleições daquele ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Maternidade Paulino Werneck é inaugurado na Ilha do Governador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui