Hospital Miguel Couto ganha dois novos ambulatórios e serviço de teleatendimento

Ambulatórios de cardiologia e neurologia vão atender a pacientes da unidade e do Sisreg, com mais rapidez e comodidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio

Uma das maiores emergências do Rio de Janeiro, o Hospital Municipal Miguel Couto (HMMC), localizado na Zona Sul da cidade, ganhou mais duas novas instalações, nesta terça-feira (9): os ambulatórios de neurologia e de cardiologia. Os espaços foram inaugurados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que além de revitalizar toda a unidade, também montou a uma sala dedicada ao teleatendimento em neurologia. O serviço é regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2022.

Com os novos ambulatórios, tanto pacientes atendidos pela própria instituição quanto aqueles que estão na fila do Sistema de Regulação (Sisreg), para consultas e procedimentos especializados, poderão ser atendidos com maior rapidez e comodidade. O Miguel Couto também ganhou um ambulatório exclusivo de exames cardiológicos para o Sisreg. O local conta com teste ergométrico, ecocardiografia transtorácica e doppler arterial e venoso.

Também passaram por readequações: a maternidade, o CTI pediátrico, as enfermarias, os consultórios e o setor de imagem. O Miguel Couto também ganhou novos centro de estudos, sala de acolhimento à família e espaço para ouvidoria presencial. As fachadas internas, telhados, recepção e corredor do ambulatório geral, também passaram por reformas.

“O Hospital Municipal Miguel Couto tem grande importância para os bairros da Zona Sul e para a população da Rocinha, Vidigal, além de outras comunidades da região, para quem o acesso aos serviços privados de média e alta complexidade não é fácil. Todos os cariocas têm direito a um cuidado emergencial de qualidade, com recursos de ponta, instalações modernas e tratamento individualizado”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz (PSD).

Advertisement
Hospital passa contar com novos ambulatorios de neurologia e de cardiologia Edu Kapps SMS Rio Hospital Miguel Couto ganha dois novos ambulatórios e serviço de teleatendimento
Hospital passa a contar com novos ambulatórios de neurologia e de cardiologia / Crédito: Edu Kapps (SMS-Rio)

Em quatro anos, a rede municipal de saúde aumentou a oferta de atendimento ambulatorial em neurologia em cinco vezes, passando de 4.096 consultas, em 2020, para 22.252, em 2023. A cardiologia, por sua vez, também ampliou em quatro vezes o número de consultas oferecidas, no mesmo período: de 7.808 para 30.208.

Hoje realizamos mais uma entrega aos nossos usuários. É um prazer trazer uma reforma tão importante como essa do ambulatório para os pacientes. Precisamos sempre pensar no melhor acolhimento e na excelência do atendimento. Esse é o verdadeiro valor do SUS”, comemorou o diretor do HMCC, Cristiano Chame.

Inaugurado em 1936, o Hospital Miguel Couto é referência no atendimento de emergência de traumas. A unidade integra a Centro de Emergência Regional (CER), voltado para o atendimento de emergências clínicas. Com 321 leitos, o HMCC realiza mais de 7.300 atendimentos mensais, sendo 800 internações e 615 cirurgias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Miguel Couto ganha dois novos ambulatórios e serviço de teleatendimento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui