Hospital Municipal de Itaguaí realiza 1ª captação de órgãos para transplante na cidade

Doador estava internado no CTI da unidade desde o último domingo (23/02) e teve o protocolo de morte encefálica confirmado na madrugada de terça (25/02)

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Órgão captado no Hospital Municipal de Itaguaí e levado para transplante - Foto: Ítalo Dornelles

O Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX), em Itaguaí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, realizou, na manhã desta sexta-feira (28/02), a primeira captação de órgãos para transplante na cidade. O procedimento, viabilizado pelo Programa Estadual de Transplantes (PET), pode salvar até seis vidas.

PUBLICIDADE

O doador estava internado no CTI da unidade desde o último domingo (23/02) e teve o protocolo de morte encefálica confirmado na madrugada de terça-feira (25/02). Após esse diagnóstico, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) iniciou o processo de abordagem e acolhimento da família, que, após receber todas as informações sobre o procedimento, autorizou a doação.

A equipe do PET chegou a Itaguaí e se dirigiu ao hospital para realizar a captação no centro cirúrgico do HMSFX. O primeiro órgão a ser retirado foi o coração, que foi imediatamente transportado de helicóptero para um paciente compatível. Em seguida, foram retirados fígado, rins e córneas, que serão destinados a pacientes da fila nacional de transplantes.

Processo humanizado e acolhimento familiar

De acordo com a CIHDOTT, a abordagem da família é feita de maneira humanizada, com respeito à dor do momento e esclarecimento de todas as dúvidas. Os profissionais explicam que a retirada dos órgãos não causa deformidades no corpo e que o procedimento é realizado com total cuidado e respeito ao doador.

”A decisão sempre cabe à família, que pode escolher quais órgãos deseja doar. Nosso papel é oferecer as informações necessárias para que tomem essa decisão de forma consciente”, explicou um dos integrantes da comissão.

2ª captação realizada no hospital

Essa é a segunda captação realizada no HMSFX. A primeira, feita anteriormente, envolveu apenas a doação de tecidos, mas especificamente, córneas. Dessa vez, além das córneas, também foram doados coração, fígado e rins, tornando o caso um marco para a saúde do município.

”A CIHDOTT de Itaguaí ainda é nova, mas já vem desempenhando um papel fundamental. Essa captação representa um avanço importante para nossa cidade, mostrando que estamos preparados para contribuir com programa de transplantes e salvar vidas”, destacou o secretário municipal de Saúde (interino), Dr. Marcelo Rocha.

Já o prefeito interino de Itaguaí, Haroldo Jesus, ressaltou a importância do ato e parabenizou os profissionais envolvidos: ”Parabéns a toda equipe do hospital. Eu, que sou doador de órgãos, sei da importância desse ato de solidariedade que salva vidas. Faço esse convite a todos, que sejam doadores. Podemos salvar muitas vidas! Quero parabenizar ao secretário Dr. Marcelo Rocha e a toda a comissão do Hospital São Francisco Xavier pelo belíssimo trabalho realizado no município”.

Os órgãos captados serão direcionados a pacientes da fila de espera nacional, por meio da Central Estadual de Transplantes (CET). A alocação é feita conforme critérios de compatibilidade e urgência, podendo beneficiar pessoas em diversos estados do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Hospital Municipal de Itaguaí realiza 1ª captação de órgãos para transplante na cidadeddr newsletter Hospital Municipal de Itaguaí realiza 1ª captação de órgãos para transplante na cidade

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui