Hospital Pedro Ernesto bate marca de mil cirurgias robótica realizadas

Intervenção foi realizada no dia 7 de abril na área de ginecologia e colocou o Hupe como referência no uso da tecnologia no SUS fluminense

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Reprodução

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) celebrou a marca de mil cirurgias robóticas realizadas pelas equipes da unidade de saúde, que é subordinada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

PUBLICIDADE

A milésima intervenção do gênero foi realizada no dia 7 de abril e colocou o Hupe como referência no uso da tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro.

Implementado no Pedro Ernesto em fevereiro de 2019, o Programa de Cirurgia Robótica utiliza o sistema Da Vinci com plataforma Xi, considerado o mais avançado para procedimentos minimamente invasivos.

As cirurgias robóticas são realizadas por profissionais de várias áreas de atuação, entre as quais estão Cirurgia Torácica, de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia e Proctologia.

A milésima intervenção ocorreu na área de Ginecologia. Uma paciente, de 42 anos, teve focos de endometriose profunda, além do útero e das trompas retirados.

O coordenador do Ambulatório de Endometriose e professor, Marco Aurélio Pinho, ressaltou que os procedimentos realizados via cirurgia robótica apresentam vários benefícios para os pacientes.

Rápida recuperação, reduzindo o tempo de internação, com liberação rápida de leitos, são pontos positivos da técnica cirúrgica. O professor também destacou o baixo risco de infecção, menos dor e melhores resultados estéticos, como vantagens importantes para as pacientes.

Número de cirurgias por dia

O corpo médico do Pedro Ernesto realiza, atualmente, até duas cirurgias robóticas diariamente.

O diretor geral da unidade, professor Rui de Teófilo, reforçou que o Programa oferece uma assistência médica de excelência à população, além de contribuir para a qualificação profissional e produção científica.

“O Hupe foi o primeiro hospital estadual a adquirir um robô cirúrgico. Isso reafirma o compromisso da Uerj com a integração entre ensino, pesquisa e saúde pública”, disse o diretor, conforme repercutiu a Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Hospital Pedro Ernesto bate marca de mil cirurgias robótica realizadasddr newsletter Hospital Pedro Ernesto bate marca de mil cirurgias robótica realizadas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui