O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) celebrou a marca de mil cirurgias robóticas realizadas pelas equipes da unidade de saúde, que é subordinada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
A milésima intervenção do gênero foi realizada no dia 7 de abril e colocou o Hupe como referência no uso da tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro.
Implementado no Pedro Ernesto em fevereiro de 2019, o Programa de Cirurgia Robótica utiliza o sistema Da Vinci com plataforma Xi, considerado o mais avançado para procedimentos minimamente invasivos.
As cirurgias robóticas são realizadas por profissionais de várias áreas de atuação, entre as quais estão Cirurgia Torácica, de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia e Proctologia.
A milésima intervenção ocorreu na área de Ginecologia. Uma paciente, de 42 anos, teve focos de endometriose profunda, além do útero e das trompas retirados.
O coordenador do Ambulatório de Endometriose e professor, Marco Aurélio Pinho, ressaltou que os procedimentos realizados via cirurgia robótica apresentam vários benefícios para os pacientes.
Rápida recuperação, reduzindo o tempo de internação, com liberação rápida de leitos, são pontos positivos da técnica cirúrgica. O professor também destacou o baixo risco de infecção, menos dor e melhores resultados estéticos, como vantagens importantes para as pacientes.
Número de cirurgias por dia
O corpo médico do Pedro Ernesto realiza, atualmente, até duas cirurgias robóticas diariamente.
O diretor geral da unidade, professor Rui de Teófilo, reforçou que o Programa oferece uma assistência médica de excelência à população, além de contribuir para a qualificação profissional e produção científica.
“O Hupe foi o primeiro hospital estadual a adquirir um robô cirúrgico. Isso reafirma o compromisso da Uerj com a integração entre ensino, pesquisa e saúde pública”, disse o diretor, conforme repercutiu a Tupi.