Hospital Rocha Faria realiza campanha de doação de sangue

A iniciativa tem como objetivo fortalecer os estoques do Hemorio durante o período de Carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, realizará uma campanha de doação de sangue no Espaço Cegonha, no primeiro andar da unidade, na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, das 10h às 15h. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os estoques do Hemorio durante o período de Carnaval, caracterizado pela temporada de viagens e aumento do movimento nas estradas, o que normalmente reduz a procura por doações e aumenta a possibilidade de acidentes. O Hemorio é responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, especialmente em casos de emergência.

A doação de sangue é um ato seguro e que salva vidas. Após a coleta, os componentes sanguíneos são separados, podendo beneficiar até quatro pessoas. Além disso, 24 horas após a doação, o organismo do doador começa a recompor as substâncias retiradas, permitindo que a próxima coleta seja feita após oito semanas para homens e 12 semanas para mulheres, uma vez que o sangue estará com os componentes reconstituídos.

Para ser um doador de sangue, é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável), estar em bom estado de saúde e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendável que a pessoa não tenha ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. Além disso, é importante que o doador esteja descansado. Após 30 dias, o voluntário pode acessar os resultados dos exames laboratoriais realizados com uma pequena amostra sanguínea retirada durante a doação.

Pessoas que tenham feito tatuagens ou colocado piercings devem aguardar seis meses antes de realizar a doação. Já aqueles que se recuperaram recentemente da covid-19 precisam esperar pelo menos dez dias após a recuperação antes de doar sangue.

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

A ação ocorrerá no Espaço Cegonha, no 1º andar da unidade, localizada na Avenida Cesário de Melo, nº 3215, em Campo Grande. O horário de atendimento será das 10h às 15h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Rocha Faria realiza campanha de doação de sangue

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui