Hospital Salgado Filho promove campanha para doação de sangue nesta terça-feira

Esta campanha de doação de sangue, que visa fortalecer o estoque do Hemorio, acontecerá no Hall de Emergência, das 10h às 15h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio, realizará uma campanha de doação de sangue nesta terça-feira (26/09), das 10h às 15h. A iniciativa acontecerá no Hall da Emergência, situado na Rua Arquias Cordeiro, 370. O propósito dessa ação é fortalecer o estoque de sangue do Hemorio, que abastece mais de 200 hospitais da rede pública, especialmente para atender casos de emergência.

A doação de sangue é um procedimento seguro que pode salvar vidas. Após a coleta, os componentes sanguíneos são separados e o sangue doado pode beneficiar até quatro pessoas. O organismo do doador começa a repor as substâncias retiradas dentro de 24 horas, permitindo que a próxima doação seja feita após oito semanas para homens e 12 semanas para mulheres, quando os componentes sanguíneos estarão completamente reconstituídos.

Para ser um doador de sangue, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável), estar em bom estado de saúde e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendável evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas últimas quatro horas antes da doação. Além disso, é importante estar descansado. E após 30 dias, o voluntário poderá obter os resultados dos exames laboratoriais realizados com uma pequena amostra de sangue retirada durante a doação.

E pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para doar sangue, enquanto aqueles que se recuperaram recentemente da COVID-19 precisam esperar dez dias após a recuperação antes de doar.

Advertisement

Serviço: Doação de Sangue no Hospital Municipal Salgado Filho

Data: terça-feira – 26 de setembro
Horário: das 10h às 15h
Local: Hall de Entrada da Emergência
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 370 – Méier

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Salgado Filho promove campanha para doação de sangue nesta terça-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui