O Hospital São Lucas Copacabana inaugurou o primeiro Centro de Redesignação Sexual da saúde suplementar no estado do Rio de Janeiro. Localizado no Centro Médico da Gávea, o espaço foi criado para oferecer atendimento especializado e multidisciplinar à população transgênero em um único local, garantindo mais agilidade e acolhimento durante o processo de transição de gênero.
De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp), aproximadamente 2% da população adulta brasileira – cerca de 4 milhões de pessoas – se identifica como transgênero ou não binária. Com uma estrutura integrada, o novo centro conta com uma equipe formada por endocrinologistas, urologistas, cirurgiões plásticos, psicólogos e psiquiatras, incluindo profissionais transgênero capacitados para o atendimento.
“O centro contribui para a inclusão social da população transgênero, garantindo acolhimento e segurança em todas as etapas da transição de gênero. Nosso objetivo é oferecer um tratamento integrado e respeitoso, promovendo qualidade de vida aos pacientes”, destaca o dr. José Armando Cortez, diretor médico do Hospital São Lucas Copacabana.
O atendimento ambulatorial ocorre às quintas-feiras, das 17h às 20h, mediante agendamento prévio. O Centro de Redesignação Sexual está localizado no Shopping da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, 52, 5º piso.