Hospital Universitário Pedro Ernesto lança sistema de consultas online para usuários do SUS no RJ

Implementação do programa de teleconsultas da Uerj visa reduzir as filas, acelerar o atendimento e evitar grandes deslocamentos, ampliando o acesso aos serviços clínicos e hospitalares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Portal UERJ/Divulgação

Os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Rio de Janeiro contarão agora com uma nova ferramenta digital, o Hupe DigitalCentro de Teleconsultas. Será o primeiro programa de teleatendimento em saúde oferecido na rede pública estadual, após a regulamentação do serviço em 2022.

Uma solenidade foi realizada no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj, na última segunda-feira, (13/02), e marcou a inauguração do projeto, que vai oferecer consultas online em especialidades multidisciplinares, incluindo Anestesiologia, Cirurgia Vascular, Urologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Além das consultas, avaliações de diagnóstico e prescrições serão feitas por meio do aplicativo gratuito Teleassistência Uerj ou pelo site do programa, obedecendo aos critérios clínicos e com a devida concordância do paciente. São 24 especialistas, que atenderão remotamente a partir de uma sala equipada no Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid da unidade, com acesso à rede e multimídia. Cada profissional utilizará duas telas, uma para manter contato com o paciente por meio de vídeo e outra para visualização e preenchimento do prontuário.

O Centro de Teleconsulta deve prestar até 12 mil atendimentos por mês na primeira fase, que é dedicada exclusivamente aos pacientes já assistidos no Hupe. O objetivo é promover o treinamento desses usuários para o uso da ferramenta.

Advertisement

Leia também

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Inovação e acesso à saúde

A professora Alexandra Monteiro, vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas e coordenadora do programa de extensão Telessaúde Uerj e do Hupe Digital, ressaltou, em entrevista a UERJ, que os servidores da Universidade acumularam vasta experiência nas últimas décadas.

“Em 2023, faz 20 anos que atuamos nessa área, fazendo interconsulta, segunda opinião profissional, de médico para médico, de enfermeiro para enfermeiro; e na teleconsultoria (discussão de um caso complexo multiprofissional) e no telediagnóstico (laudo a distância). O setor de Radiologia do Hupe, por exemplo, já emitiu laudos para as UPAs do estado. Por conta dessa trajetória, estamos prontos para fazer mais esta entrega à sociedade”, assegurou.

Durante a cerimônia, o reitor Mario Carneiro destacou a atualidade e a relevância da iniciativa para o público em geral. “O novo serviço é mais uma prova da pujança do Hospital e da Universidade, cuja missão é sempre atender às demandas da sociedade. Como as tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas, devemos aprender a utilizá-las também na área da saúde, melhorando continuamente o atendimento prestado aos pacientes”, afirmou.

O secretário estadual de Saúde, Doutor Luizinho, apontou o pioneirismo da Uerj em levar a telemedicina aos usuários da rede pública. “Depois de salvar milhares de pessoas durante a pandemia da Covid-19, agora o Hupe investe em inovação ao lançar o Centro de Teleconsultas, que é praticamente um novo hospital para a população do Rio de Janeiro”, comentou.

A expectativa é de que a experiência do Hupe Digital possa ser replicada em outras unidades da rede. Segundo o secretário, além da informatização dos processos, os sistemas de saúde enfrentam muitos desafios, como o crescimento da população idosa e a necessidade de fortalecer os serviços multidisciplinares e de alta complexidade.

A implementação do programa de teleconsultas da Uerj visa reduzir as filas, acelerar o atendimento e evitar grandes deslocamentos, ampliando o acesso aos serviços clínicos e hospitalares, como ressaltou o diretor do Hupe, professor Ronaldo Damião.

Informações do portal UERJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Universitário Pedro Ernesto lança sistema de consultas online para usuários do SUS no RJ

Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela inserção da Telemedicina!!!
    Gostaria de informações para inscrições, após este início.
    Realmente, é um diferencial importante.
    Já atuei como voluntária no Hupe/ Uerj/ Tele Saúde, enquanto funcionária do HFSE/INCA.
    SUCESSO ??

  2. Seria muito bom facilitar a vida das pessoas que moram longe,e tem acesso difícil ao Centro. E tbm para ajudar nos laudos,hoje se espera mais de dois meses para ter resultado de uma ressonância em SJMeriti. Absurdo isso.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui