Hostel em Copacabana agita noites com aulas gratuitas de funk para locais e turistas

Os encontros acontecem gratuitamente todas as sextas-feiras, às 21h, e têm um limite de alunos. Não é necessário ser hóspede para participar. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos de funk no hostel Foto: Divulgação

O funk brasileiro tem conquistado o mundo inteiro e gringos que visitam o país querem, cada vez mais, aprender o estilo musical. Com a alta demanda, o Pura Vida Hostel, localizado em Copacabana, decidiu começar a oferecer aulas de funk no seu espaço. Os encontros acontecem gratuitamente todas as sextas-feiras, às 21h, e têm um limite de alunos, por conta do tamanho do espaço. Não é necessário ser hóspede para participar. 

Os dados justificam esse aumento da demanda. Segundo o Spotify, o funk carioca e o funk ostentação, juntos, somaram um aumento de 33% de execuções fora do âmbito nacional em 2022. Os países que mais escutam o estilo musical, além do Brasil, são Portugal, Estados Unidos, Itália, França e Argentina. 

Desde o lançamento do projeto em outubro do ano passado, as aulas de funk do Pura Vida Hostel se tornaram um dos eventos mais populares da casa. “Já tínhamos aulas de forró e samba há alguns anos, mas os hóspedes de fora do Brasil sempre pediam pelo funk. Diziam que se sentiam ‘duros’ nas festas brasileiras e queriam aprender”, compartilha Felipe Imbriosi, um dos proprietários do hostel. 

As aulas começam com um pré-aquecimento, seguido pelas movimentações básicas do funk e por uma coreografia de uma música popular. Após aprenderem os principais movimentos, os alunos são convidados a colocar os passos em prática nas festas da Lapa, junto com guias e voluntários do hostel. 

Advertisement

Tanto mulheres quanto homens se arriscam a soltar o rebolado com os colegas. “Às vezes alguns homens aparecem com vergonha, mas quando olham os outros dançando vão se somando. Eu sempre enfatizo a importância do respeito pelo espaço de cada um”, explica a professora de dança Nati Malveira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hostel em Copacabana agita noites com aulas gratuitas de funk para locais e turistas
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui