Hotel Glória será imortalizado em livro

Por André Delacerda
Hotel Gloria por Stella Dauer O magnífico Hotel Glória junto com o Hotel Copacabana Palace guardam a história e memória de hospedagens de personalidades ilustres e importantes acontecimentos no Rio de Janeiro. 

 

Estes hotéis têm em comum terem sido projetados pelo arquiteto francês Joseph Gire. Sendo que o Hotel Glória com acento, foi o primeiro hotel de luxo do país. O leitor deve está perguntando o porque com acento, é que a nova administração do Hotel irá tirar o acento da palavra Glória para facilitar a sua internacionalização.

 

O quase secular prédio agora terá além de uma nova vida através das reformas, que o reabrem em 2011, mais umas páginas escritas, ou melhor será imortalizado nas páginas de um livro. É um importante presente para o imponente hotel que tem uma das mais belas vistas da Cidade Maravilhosa, com a Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar e os jardins projetados por Burle Marx no Aterro. 

O livro “Hotel Glória – Um Tributo à Era Tapajós, Afetos, Memórias, Vínculos, Olhares Vínculos, Olhares” será lançado hoje 3 de agosto no Museu Histórico Nacional.  É uma edição de luxo com aproximadamente 312 páginas, não deve custar barato, mas como é uma edição especial vale a pena para quem gosta de colecionar as boas histórias do Rio.

 

O enredo do livro é contado pela família que dirigiu o hotel durante 50 anos, com todos os fatos importantes, o comportamento da sociedade carioca que freqüentava o hotel, as histórias de personalidade, os shows, e tudo o que o hotel representou nestas décadas na história da Cidade Maravilhosa.

 

Para quem não sabe dezenove presidentes já tiveram a honra de estar no impotente prédio neoclássico, fundado em 1922, completando 87 anos no próximo dia 15 de agosto.

O livro é uma parceria da jornalista Diana Queiroz Galvão e de Maria Clara, viúva de Eduardo Tapajós.

 

Foto: Hotel Gloria por Stella Dauer

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui