Hotel Windsor Oceânico recebe congresso de cirurgia robótica mais importante das américas

No evento, são esperadas as maiores autoridades internacionais em cirurgia robótica dos Estados Unidos, Europa, Ásia e países da América Latina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu (Prefeitura do Rio)

O Hotel Windsor Oceânico, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebe entre os dias 23 e 25 de agosto, o congresso 3rd Internacional & SRS Latam Robotic Surgery e 2º COLCIR Congress, no qual serão apresentadas as novidades internacionais relacionadas a cirurgia robótica e digital, conexão entre cirurgia digital e realidade aumentada, além de realidade virtual metaverso e medicina em terceira dimensão. O evento contará com a presença de 130 palestrantes internacionais e 1.100 participantes. 

Uma das novidades que serão apresentadas é o sistema MARS, da empresa Levita Magnetics, uma plataforma robótica destinada à realização de cirurgias abdominais de alto volume. O MARS, ainda inédito no Brasil, foi recentemente aprovado pelo FDA, nos Estados Unidos. A ferramenta funciona a partir da interação de ímãs e novas tecnologias e foi projetado para ocupar espaços reduzidos, podendo ser usadas em salas de cirurgia e até em cirurgia ambulatorial.

“O MARS tem o potencial de remodelar a indústria cirúrgica e mudar para sempre a medicina”, afirmou o Dr. Alberto Rodriguez-Navarro, cirurgião, fundador e CEO da Levita Magnetics, que estará no Rio para o congresso.

Plataformas já em uso no Brasil, como Da Vinci, Versius e Hugo, também farão apresentações dos seus upgrades e aplicações. O sistema Hugo, da Medtronic foi projetado exclusivamente como um sistema RAS modular e flexível que, aliado Touch Surgery Enterprise revoluciona a gravação, armazenamento e análise de vídeos cirúrgicos. Já o Da Vinci, da Intuitive, foi o primeiro robô a chegar ao País, já está em sua 4ª geração e é destinado a cirurgias minimamente invasivas, através do Sistema Da Vinci XI. O robô Versius, da Cambridge Medical Robotics, que chegou ao Brasil no ano passado, possui um console aberto, permitindo o uso de óculos para visualização em 3D e a realização das intervenções manualmente, ao contra do Da Vinci, que exige o uso de pedais.

Advertisement
SOBRACIL FOTO DR. DOMENE 1 Hotel Windsor Oceânico recebe congresso de cirurgia robótica mais importante das américas
Dr. Domene / Crédito: SOBRACIL

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL)  e do congresso,  Dr. Carlos Eduardo Domene, ressaltou a importância da realização de um evento médico-tecnológico de tamanha envergadura na cidade do Rio de Janeiro: “Neste evento pela primeira vez estarão reunidas as principais empresas produtoras de robôs cirúrgicos do mundo. Com mais de 130 palestrantes internacionais e 1.100 participantes.  Será o congresso mais importante da área nas Américas, e o com o maior número de inscritos de todos os congressos de robótica realizados até hoje no mundo.”

A cirurgia com o emprego da robótica – cirurgia digital – será cada mais beneficiada com o acesso progressivo a todas as ferramentas digitais, como hardwares e softwares, possibilitando que todos os procedimentos sejam executados à distância, por meio de braços robóticos. A cirurgia digital, presente nos centros hospitalares de excelência do Brasil e do exterior, representa um impacto sem precedentes no desempenho dos cirurgiões e na recuperação dos pacientes, que passam por procedimentos cada vez menos invasivos.

Os congressos são uma realização da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL), da Colaboração Latino-Americana de Cirurgia Robótica (COLCIR) e da Sociedade de Cirurgia Robótica dos Estados Unidos (SRS). No evento, são esperadas as maiores autoridades internacionais em cirurgia robótica dos Estados Unidos, Europa, Ásia e países da América Latina.

O Hotel Windsor Oceânico fica na Rua Martinho de Mesquita, nº 129, na Barra da Tijuca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hotel Windsor Oceânico recebe congresso de cirurgia robótica mais importante das américas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Hotel Windsor Oceânico recebe congresso de cirurgia robótica mais importante das américas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui