O Humaitá Presente fará parte do programa Bairro Presente, localizado na Zona Sul do Rio. Sua sede ficará na Cobal do Humaitá a partir desta segunda-feira (26/06). A cerimônia de inauguração está marcada para às 18h e acontecerá no próprio local.
A decisão de abertura desta unidade foi anunciada após uma reunião com a presença do secretário da Polícia Militar, coronel Luís Henrique Marinho, do comandante do 2° BPM (Botafogo) coronel Ludogero, do superintendente da Zona Sul do governo do estado, Marcelo Maywald, representantes dos moradores, e membros do Conselho Comunitário de Segurança.
Para os moradores do bairro, é uma grande conquista, pois o pedido foi feito há pelo menos dois anos, neste ano de 2023, foram 3 mil assinaturas on-line pedindo o serviço no local. A ideia é que tenha uma Sala Lilás no local, um espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
O presidente da Associação dos Moradores e Amigos do do Humaitá (Amahu), Luiz Carlos Santos, esteve presente na reunião: “A gente já batalha por isso há muito tempo. A gente está muito satisfeito com esse anúncio e ansiosos para que o serviço comece logo, acho que é um desejo de todos os moradores” disse ao jornal O Globo.