I Fórum Ilumina Zona Oeste acontece em Santa Cruz

Encontro conta com artistas, empresas, lideranças sociais, universidades e moradores para debates e oficinas culturais, de sustentabilidade, economia criativa e desenvolvimento local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (08/11), o I Fórum Ilumina Zona Oeste acontece em Santa Cruz. O evento contará com a participação de artistas, produtores culturais, empresas, moradores, lideranças sociais e de universidades. Na programação, gratuita, oficinas e debates para refletir e dar mais visibilidade às iniciativas que geram impactos positivos na na cultura e no desenvolvimento social da região. 

O encontro é uma prévia da sexta edição do Festival Ilumina Zona Oeste, um dos maiores eventos culturais do Rio, em janeiro de 2023, e reunirá artistas de bairros da zona oeste carioca – e também de Itaguaí e Mangaratiba, que entram no circuito do projeto este ano – para fortalecer redes criativas e sociais nesses territórios.

O Fórum é presencial, das 8h30 às 18h,  e tem uma programação variada, entre palestras, oficinas de agendas locais, apresentações de iniciativas de impacto social e apresentações culturais.

Para participar do fórum é preciso confirmar presença neste link. A entrada é gratuita e as vagas limitadas. 

Advertisement

Programação completa com os convidados:

Painel 1- “Indústrias, comunidades locais e sustentabilidade: um diálogo possível?”
Horário: 9h às 10h30m 

O debate é para discutir caminhos para o desenvolvimento da região do Distrito Industrial de Santa Cruz, um dos pólos econômicos mais importantes do Rio e que, ao mesmo tempo, tem a população com os menores  Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. 

Luiza Serpa, do Instituto Phi, será a debatedora do tema, que conta com a participação de Neide Dantas, gerente de pessoas e cultura da Fábrica Carioca de Catalisadores (FCCSA), de Izabel Loureiro, gerente de sustentabilidade da concessionária ViaRio e de Fernanda Candeias, head de relações externas e comunitárias, da siderúrgica Ternium. 

Na sequência, apresentação dos projetos Falem da Zona Oeste e Criar e Transformar, ambos atuam para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social na zona oeste. 

10h30m- Intervalo de 30 minutos

Painel 2- “Políticas públicas e de impacto social na zona oeste”
Horário: 11h às 12h30m

O painel Cultura é a vida: Políticas Públicas e ASG’  provoca a reflexão sobre questões metropolitanas, urbanas, socioeconômicas, socioambientais, culturais e políticas relativas à Região Metropolitana do Rio e aos municípios do entorno e as integrações com as agendas de AGS (em português para a sigla ESG) das empresas comprometidas na promoção da para qualidade de vida para a população local. 

O debate será conduzido por Pablo Ramoz, diretor criativo do Ilumina Zona Oeste, com falas e reflexões de Marcus Faustini, Secretário de Cultura do Rio, Willian Cezar, Subsecretário de Cultura de Itaguaí e Fernanda Candeias representando o Conselho de Responsabilidade Social da Firjan. Serão apresentados os cases do Museu do Pontal, no Recreio, e as iniciativas do Quilombo Aquilah de preservação de cultura negra na Praça Seca.

12h30m- 14h – Almoço

Painel 3- “Oeste sem fronteiras: como integrar a rede das culturas do Oeste metropolitano?”
Horário: 14h às 15h30m

O Ilumina Zona Oeste é uma plataforma de visibilidade e sustentabilidade para as culturas, as tecnologias sociais e as produções de conhecimento da zona oeste do Rio.

“A nossa proposta aqui é um exercício para ampliar o olhar para o Oeste Metropolitano e suas cidades, incluindo as banhadas pela Baía de Sepetiba. Entendemos que a Zona Oeste do Rio não pode ser pensada de modo bairrista e, sim, articulada com o desenvolvimento da Cidade Metropolitana do Rio”, destaca Luiza Serpa, do Instituto Phi, criadora do Ilumina Zona Oeste. 

A proposta é pensar como aprimorar o Ilumina Zona Oeste para colaborar ainda mais no entendimento das demandas de cultura de todas as faixas sociais de quem vive na região oeste metropolitana.

O debate será conduzido por Simone Ricco, professora e especialista em educação antirracista e conta com as palestras de Marcio Rufino, da UFRRJ, Anderson Moraes, da  UEZO, Dudu do Morro Agudo, rapper e empreendedor social, e Fenanda Rocha, da Cia Dois Baquinhos, de palhaçaria e do Ponto de Cultura Viva Zona Oeste. Os projetos A Era do Rádio e Museu do Bispo do Rosário encerram o painel. 

15h30m- intervalo de 30 minutos

Painel 4- Festival Ilumina Zona Oeste – 6º edição: como cocriar o processo de curadoria?
Horário: 16h às 17h30m

O último painel é dedicado à curadoria e contará com Pablo Ramoz, que assina curadoria do projeto. O ‘‘Ilumina Zona Oeste 2023: curadoria em cocriação” tem como foco expandir o olhar da sua curadoria entre territórios, vozes e linguagens e contemplar a participação da maior diversidade possível em seu processo de criação, interlocução, produção e na programação do ano que vem.  

Banca Marginow- Roleta de rimas
Horário: 17h30m

O fórum termina com a Banca Marginow, de Santa Cruz, iniciativa que reúne várias formas de expressão artísticas como Batalha de Rimas, Slam, música, dança e outros, trabalhando todas as vertentes da cultura Hip Hop, em um formato inovador. Os artistas são sorteados na hora para batalhar através de uma roleta e as melhores escolhidas pelo público. 

19h – encerramento

SERVIÇO: 

I Fórum Ilumina Zona Oeste
Data: 08 de novembro, das 8h30 às 18h, na SerCidadão, rua  Fernanda, 140 – Santa Cruz.
Realização: Trilhos Produções Artísticas e Instituto Santa Cruz Sustentável
Produção: Motriz SocioCultural

Inscrições: www.iluminazonaoeste.org.br/forum
Classificação etária livre e entrada gratuita
Acesse a programação no site: www.iluminazonaoeste.org.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp I Fórum Ilumina Zona Oeste acontece em Santa Cruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui