Ícone dos cariocas, Circo Voador recebe Título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio

O título foi concedido pela Lei 10.604/24, sancionada por Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial, em reconhecimento à importância cultural do espaço para o estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Circo Voador - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Na última quinta-feira (05/12), o governador Cláudio Castro sancionou e publicou no Diário Oficial a Lei 10.604/24, que reconhece o Circo Voador, na Lapa, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O título reforça a importância do espaço para a cultura fluminense, que é palco de apresentações icônicas e símbolo da cena musical do Rio de Janeiro.

Autora do projeto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio, a deputada estadual Verônica Lima (PT) celebra o reconhecimento, ressaltando que a conquista valoriza a cultura, a arte e a resistência popular. “O Circo é muito mais do que um espaço físico; ele é símbolo de liberdade, diversidade e criatividade. É um orgulho ter a nossa lei 1064/2024 sancionada e saber que contribuímos para eternizar esse ícone da cultura carioca”, afirmou.

O governador também exaltou que o Circo vai além de um palco. “É um espaço de celebrações, de oportunidades, e que exerce um papel fundamental para a cultura do Rio de Janeiro. A declaração reconhece essa importância cultural do espaço no nosso estado e, também, para a economia fluminense”, disse Cláudio Castro. 

Fundado por um grupo de artistas e produtores culturais, em 1982, o Circo Voador é reconhecido como uma entidade cultural do país. A declaração do espaço como Patrimônio Cultural Imaterial não impede a realização de obras, reformas ou outras intervenções, diz a lei.

“Na programação, bandas consagradas e artistas que estão despontando no cenário musical voam harmoniosamente dentro d’A Nave, que é palco ainda de exibições de filmes, exposições e tudo mais que tiver arte no meio. A música é quem manda, mas o engajamento social segue junto com o Circo oferecendo anualmente diversos projetos e cursos voltados para educação e cultura”, diz o Circo Voador.

O governador também declarou a Roda de Samba Marquinhos de Oswaldo Cruz como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, conforme estabelece a Lei 10.606/24. Marquinhos de Oswaldo Cruz foi um dos fundadores do Trem do Samba, projeto que valoriza o ritmo e os sambistas do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ícone dos cariocas, Circo Voador recebe Título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio
lapa dos mercadores 2024 Ícone dos cariocas, Circo Voador recebe Título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui