Igreja dos Mercadores terá missa em ação de graças por empresários na segunda

Um convite para os mercadores, os empresários e empreendedores e todos os homens de boa vontade, para que nesta Quaresma se aproximem do Divino: Missa de Ação de Graças na próxima segunda 04/03/24 às 11:00 am, na Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores com Dom Orani

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Missa da Reabertura da Igreja da Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores - Foto: DIÁRIO DO RIO

É belíssima a história do Brasil e de como foram construídas nossa cultura e valores a partir da fé em Deus e no trabalho. E aqui vale entender um pouco mais deste como as irmandades se organizavam para construir tanto os espaços da Igreja, (os prédios), como também de desenvolver as redes de apoio para o crescimento da cidade, dos negócios e da prosperidade. O que chamamos atualmente de “networking”.

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada na Rua do Ouvidor, 35 no Centro do Rio de Janeiro, é um verdadeiro tesouro da arquitetura barroca carioca. Sua história remonta ao século XVIII, quando em 1743, comerciantes e moradores da região ergueram dois pequenos oratórios em homenagem à Nossa Senhora da Lapa. A devoção à santa era forte entre os mascates e comerciantes do centro da cidade, e logo os oratórios se tornaram insuficientes para acolher os fiéis. 

Em 1747, a Irmandade dos Mercadores foi fundada e assumiu a responsabilidade de construir uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Lapa. A obra, projetada pelo arquiteto português Ricardo do Pilar, foi concluída em 1750 e se destaca por sua planta elíptica e decoração exuberante. A fachada, em estilo rococó, apresenta frontão triangular, torre sineira e nichos com estátuas de santos. No interior, o destaque fica para o altar-mor, ricamente ornamentado com talha dourada e pinturas. Desde então, vem sendo parte da história da cidade e de seu povo. Mas queremos destacar, a presença de homens de fé e de negócios, os chamados “mercadores”, aqueles que trabalham na economia e nos mercados da cidade, e que dedicam seu esforço para a construção do bem comum.

Advertisement

E hoje, temos a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE RIO, que tal como as antigas irmandades, são pessoas que buscam construir através de sua vida profissional e empresarial uma prática de bem comum. Não é a riqueza individual que buscam como principal interesse; mas de valorizar as pessoas e compartilhar com a sociedade e com a igreja na construção de bens físicos (obras sociais) e bens espirituais, ou seja, os valores, honestidade, trabalho e ética contra práticas de corrupção e desvios.

E nessa Quaresma, que é o tempo cristão da oração, penitência e caridade, a ADCE RIO convida para uma missa presidida por Dom Orani João Tempesta, sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, que será na segunda, 04/03 as 11.00. E após teremos um almoço de adesão, em confraternização no restaurante Capitu ao lado. A missa comemora o início do novo ano comercial, que, sabemos, no país acaba coincidindo com o fim do carnaval.

É importante que Empresários e Empreendedores defendam os bons valores que foram o cimento e tijolos da sociedade carioca, como forma de desenvolvimento para o futuro. E por isso homens de boa vontade precisam estar unidos, debatendo valores e princípios além de fortalecer um networking do bem. Busquem mais informações sobre ADCE RIO, no Instagram (ou Facebook) pelo @adcerio ou no programa “Conexão com Valores” transmitido todos os sábados as 17h na Rádio Catedral FM 106,7.

E finalizamos pedido à Nossa Senhora Imaculada Aparecida que cuide de todo o povo carioca e do Brasil, especialmente aos empresários, para que possam ser lideranças necessárias para um país melhor, mais justo e inclusivo. Nossa Senhora cuidai dos mercadores do bem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Igreja dos Mercadores terá missa em ação de graças por empresários na segunda
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Igreja dos Mercadores terá missa em ação de graças por empresários na segunda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui