Igreja dos Mercadores vai comemorar São Sebastião em meio à festa dos foliões no Centro

Haverá uma missa solene em homenagem ao Padroeiro do Rio, com coral e orquestra, em meio a um dia que promete ser bastante festivo - em todos os sentidos - no Centro Histórico do Rio, que recebe blocos e muita segurança extra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bastão do Provedor da Igreja dos Mercadores - Missa da Reabertura da Igreja da Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores - Foto Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

O Dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, não poderia passar em branco. Bem se sabe que os poucos feriados que não foram comemorados tiveram, coincidência ou não, funestas consequências para a cidade. Amanhã e domingo são dias de mega-blocos carnavalescos no Centro Histórico do Rio. Os blocos começam às 7 da manhã e terminam às 13h, desfilando pela Antônio Carlos e Praça XV. Mas os comerciantes do Centro do Rio e sua Irmandade dos Mercadores querem de certa forma fazer coexistir o sagrado e o profano numa região central em franca revitalização, e vão realizar a Missa Solene de São Sebastião na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na rua do Ouvidor, 35.

A Irmandade preparou uma bonita cerimônia para o dia do padroeiro: entregará aos fiéis que comparecerem pequenos ramos de trigo com fitinhas vermelhas em referência ao santo, bentos ao final da cerimônia, que historicamente era realizada pela irmandade que completou 280 anos no ano passado, e que agora retoma esta devoção popular de séculos.

A Polícia Militar terá um posto bem na frente da histórica igrejinha construída em 1750 que fica bem na esquina do Arco do Teles com a rua do Ouvidor, e bem ao lado da queridinha de todos Livraria Folha Seca, que também comemora seu aniversário no dia do santo que foi guerreiro, soldado romano martirizado por não renegar a sua fé em Jesus Cristo, que era francês e nasceu em 256 d.c. A Igreja realizará a celebração eucarística solene em língua latina e com Coral e Orquestra, conforme tem feito todos os finais de semana desde sua reabertura, completamente restaurada, em junho passado, uma celebração que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do Cardeal Dom Orani Tempesta. A cerimônia será ao meio-dia, e domingo também haverá missa no horário.

A igrejinha tem 125 lugares e suas celebrações tem ficado sempre lotadas nos finais de semana, quando, sempre ao meio-dia, ocorrem as Santas Missas em língua latina. Normalmente, as missas contam com incenso e utilizam-se objetos sacros de época, muito apreciados por quem é apaixonado por história. Seu interior, nos estilos barroco e rococó, tem sido fotografado e visitado por influencers de todo o mundo, e sua página no Instagram @igrejalapadosmercadores já tem mais de 22 mil seguidores, perdendo apenas para a Igreja da Penha em número de católicos que acompanham seus vídeos e postagem. Os restaurantes no entorno da Igreja estarão abertos, para uma refeição pós-missa.

Advertisement

A igreja, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi reaberta graças ao empenho do empresário do ramo imobiliário Cláudio André Castro, que foi nomeado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, comissário administrativo da Irmandade com a missão de trazer vida à igreja, construída, em 1747, em um oratório dedicado à Nossa Senhora da Lapa, diante do qual os comerciantes locais se reuniam para rezar. A retomada das celebrações, segundo Castro “é uma tradição que a igreja sempre teve e parou com a pandemia”, disse ao jornal O Dia.

A administração da igreja guarda uma bala de canhão, que atingiu a sua torre, em 1893, durante a Revolta da Armada. Com o choque, a imagem de Nossa Senhora da Fé caiu de uma altura de 25, tendo quebrado apenas parte de dedos da mão, o que foi considerado um milagre, na época. Atualmente, as imagens de Nossa Senhora da Fé e a que recebia orações dos mercadores, antes mesmo da construção da igreja, estão preservadas e guardadas em uma sala no interior do templo. Outra relíquia pertencente à igreja é um medalhão com a coroação da Virgem Maria, todo trabalhado em mármore e localizado na parte superior da fachada da edificação. A obra foi encontrada, no século XIX, durante escavações no terreno da igreja:havia sido escondido de uma das invasões dos franceses.

De segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, são realizadas visitações turísticas da nave e altares laterais do templo. Não há serviço nem visitação nos feriados. Os interessados em conhecer a sacristia e o átrio de Nossa Senhora da Fé, podem comparecer à igreja nos dias úteis, das 9h às 14h, aos sábados de 9h às 17h, e aos domingos das 9h às 16h. Não há visitação nos horários das missas, que ocorrem sempre ao meio-dia.

Igreja dos Mercadores
Rua do Ouvidor, 35
@igrejalapadosmercadores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Igreja dos Mercadores vai comemorar São Sebastião em meio à festa dos foliões no Centro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Igreja dos Mercadores vai comemorar São Sebastião em meio à festa dos foliões no Centro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui