Igreja mais antiga do Centro do Rio reabre daqui a pouco comemorando 442 anos da Santa Casa

A grande solenidade em Ação de Graças pelos 442 da Santa Casa da Misericórdia vai coincidir com a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, pérola do histórico Largo da Misericórdia que tem em si a memória do desaparecido Morro do Castelo. A Missa vai ocorrer nesta Quinta Feira, 21/3, às 11 horas da manhã

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, à Noite / Foto: Japiassu Eventos / Reprodução da Internet

Caminhar pela rua Santa Luzia, no Centro Histórico do Rio de Janeiro, proporciona uma experiência fascinante para aqueles que ainda não exploraram a região em que moram a maior parte das histórias da civilização carioca e brasileira. No endereço 206, encontra-se um majestoso palácio do século XVI, com uma impressionante fachada esculpida em pedra, ostentando o nome “Santa Casa da Misericórdia“. Com quase meio milênio de história, esta instituição católica, estabelecida em 1582, mantém-se fiel à sua missão de auxiliar os necessitados e desfavorecidos, e completa, este mês, 442 anos de atividade ininterrupta. Para festejar a importante data, a Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Isabel, entidade católica que fundou e dirige a Santa Casa, vai reabrir sua monumental Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso ao público para uma Missa Solene em Ação de Graças pelo aniversário da entidade, com Coral e Grande Orquestra, às 11 da manhã desta quinta feira, dia 21 de março.

O Provedor da Irmandade que tem cerca de 280 membros e é dirigida por uma mesa conjunta de 45 “irmãos de Mesa e Junta” é o magistrado Francisco Horta, que vai receber autoridades, médicos e demais admiradores da quatrocentona instituição no templo dedicado à Virgem do Bonsucesso, invocação mariana presente no Brasil desde 1637, data em que o padre Miguel Costa trouxe para o Largo da Misericórdia a imagem até hoje venerada na Igreja da entidade famosa por ter administrado por um século quase todos os cemitérios da cidade. A Igreja do Bonsucesso é a mais antiga do Centro do Rio de Janeiro, e guarda preciosidades: os altares, retábulos e púlpitos maneiristas do século XVII que decoravam a demolida Igreja do Colégio dos Jesuítas, no Morro do Castelo, se encontram lá, lindamente dispostos.

Um dos únicos templos da cidade com farto estacionamento, a Igreja do Bonsucesso vai abrir suas monumentais portas da frente, que dão para o histórico Largo da Misericórdia pela primeira vez desde a pandemia, para receber os fiéis e admiradores do mais que centenário trabalho social da irmandade da Misericórdia. A Polícia Militar dará segurança ao evento, que promete atrair muitos interessados em rever a histórica edificação que fica atrás do Museu Histórico Nacional.

A Missa Solene será presidida pelo Vigário Episcopal para as Associações de Fiéis – a Irmandade da Santa Casa é uma destas – Monsenhor André Sampaio de Oliveira, e concelebrada pelo pároco padre Silmar Fernandes, da Antiga Sé e pelo capelão Marcos Lázaro da Igreja de Santa Luzia, além dos padres Victor Hugo Nascimento e Vitor Pimentel Pereira, conhecidos por sua atuação e pelas celebrações em latim da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, recentemente restaurada.

Advertisement

A cantora soprano Juliana Sucupira e seu Coral Astorga vão acompanhar a cerimônia solene, entoando músicas tradicionais católicas durante toda a celebração eucarística. Serão pelo menos 15 músicos que voltarão a ocupar o belo coro da igreja dedicada à Misericórdia, entre cantores e instrumentistas. É uma boa ocasião para se ouvir, durante a semana, o belo trabalho cultural e musical realizado pelos mesmos músicos na Igrejinha dos Mercadores, onde se apresentam todos os sábados e domingos ao meio-dia, acompanhando as Missas Solenes celebradas em latim no templo da rua do Ouvidor.

De Nossa Senhora da Misericórdia à do Bonsucesso

A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia foi erguida no século XVII aos pés do Morro do Castelo – arrasado nos anos 20 – e permanece como um marco histórico no mesmo local onde repousa atualmente. No início do século XVIII, foi rebatizada como Nossa Senhora do Bonsucesso. A fachada atual da igreja, datada de 1780, preserva elementos originais complementados por adições mais recentes, como a imponente portada esculpida em lioz português e a torre sineira, adornada por volutas e pináculos, coroando o frontão triangular típico do século XVIII. A Irmandade da Misericórdia contratou o profissional Manoel dos Sinos para recolocar os seus gigantes de bronze para tocar, o que deve estar concluído em 3 meses, segundo informa a Santa Casa.

Em seu interior, tesouros artísticos da primeira metade do século XIX, em estilo rococó, encantam os visitantes. Os três retábulos e um púlpito, provenientes da antiga igreja do Colégio dos Jesuítas no Morro do Castelo – agora um capítulo perdido da história – foram meticulosamente preservados. Deste púlpito, pregaram José de Anchieta e Manoel da Nóbrega. Na sacristia – onde os irmãos cantarão os parabéns para a instituição fundada em 1582, – há um impressionante lavabo de mármore e suas arcas guardam segredos do passado, enquanto os estandartes do século XVIII, atribuídos a Manoel da Cunha, evocam a paixão de Cristo durante as procissões dos “fogaréus”. O acervo é enriquecido por imagens de qualidade excepcional, incluindo imensas telas sacras representando o batismo de Cristo, cujo autor permanece desconhecido.

A atmosfera sagrada da igreja é acentuada pela iluminação proveniente de onze grandes lustres de cristal da Boêmia, que lançam um brilho celestial sobre os fiéis e os artefatos religiosos que testemunham séculos de devoção e fé.

Contrariando muitas percepções, a instituição está aberta ao público, oferecendo serviços médicos de alta qualidade para as camadas mais carentes da população. Na rua Santa Luzia, alguns dos mais renomados profissionais médicos do país proporcionam consultas acessíveis, a partir de 70 reais. Sob a direção do célebre ex-presidente do Fluminense, a Irmandade Católica administra um grande Hospital Geral, que oferece atendimento diário em uma ampla gama de especialidades. Desde Psiquiatria até Acupuntura, passando por Alergia e Imunologia, Ortopedia, Endocrinologia, Nefrologia e muitas outras áreas, incluindo Hepatologia, Dermatologia e cirurgia plástica.

O evento, como outras iniciativas de revitalização e reavivamento do Centro do Rio e Janeiro tem o apoio cultural da Sergio Castro Imóveis e do DIÁRIO DO RIO.

5ec55e03 54b7 4aca 9bb4 fc775a2e833c Igreja mais antiga do Centro do Rio reabre daqui a pouco comemorando 442 anos da Santa Casa
Cartaz da Missa Solene, com Coral e Orquestra, que será celebrada na tradicional Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, em ação de graças pelos 442 anos da Santa Casa da Miisericórdia / DIVULGAÇÃO

Serviço

MISSA SOLENE COM CORAL E GRANDE ORQUESTRA

Quinta-feira, 21 de Março, às 11 da manhã
Entrada Franca

Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso
Largo da Misericórdia, 6 – Centro
Estacionamento (pago) na Rua Santa Luzia, 206
Santa Casa da Misericórdia

20E788DB 6265 4D0B BA19 4CABD7A049E3 Igreja mais antiga do Centro do Rio reabre daqui a pouco comemorando 442 anos da Santa Casa
O belíssimo consistório (sala de reuniões) da Irmandade da Misericórdia, no Centro do Rio de Janeiro / FOTO: Diário do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Igreja mais antiga do Centro do Rio reabre daqui a pouco comemorando 442 anos da Santa Casa
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. E novamente bato na Tecla: Porque abandonaram a mais que CENTENÁRIA, NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE; Rosário com Rio Branco?

    Um amigo me disse ter ouvido falar que estaria em reformas..mas só se vê trancados as portas da entrada e a da parte da igreja – a da Sacristia – as únicas portas SEMPRE FECHADAS e JÁ ESTÃO PIXANDO UMA PAREDE DA IGREJA.

    DUDU PAES!? DOM ORANI!? VÃO DEIXAR QUE ESTE PATRIMÓNIO HISTÓRICO TOMBADO…TOMBE!!!????

    Dito.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui