No dia 14/08, às 18h (de Brasília), será celebrada na Igreja São Francisco de Paula, na região central do Rio de Janeiro, uma missa em homenagem a Luiz Paulo Conde, nome marcante na história da política carioca.
Falecido em julho de 2015 devido a complicações de um câncer na próstata, Conde faria 90 anos na próxima terça-feira (06/08).
A celebração religiosa está sendo organizada pela família. Estarão presentes, por exemplo, os filhos Marcelo, Marcos e Maria Eliza; as noras Luciana e Renata; os netos Antônio, Cecília, Conrado, João Marcelo, Lara, Lorenzo, Maria, Maria Francisca, Marina e Rodrigo; e os sobrinhos Bernardo, Cassiano, Joana, Leonardo e Mariza.
Carreira política
Nascido em 1934 na própria capital fluminense, Luiz Paulo Fernández Conde era arquiteto, formado pela UFRJ. Ingressou na vida pública como secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, cargo que ocupou entre 1993 e 1996, durante gestão de Cesar Maia na Prefeitura carioca.
Ele deixou a função para concorrer, justamente, a prefeito do Rio – apoiado por Cesar -, e venceu Sérgio Cabral Filho na disputa. Como chefe do Poder Executivo municipal, ficou no cargo de 1997 a 2000.
Em sua tentativa de reeleição, porém, acabou rompendo com Maia e disputou o pleito com o próprio, sendo derrotado por ele em eleição histórica por 51% a 49% dos votos.
Depois disso, Conde voltou à política como secretário estadual de Articulação Governamental na gestão Anthony Garotinho, entre 1999 e 2002. Posteriormente, foi vice-governador e, paralelamente, secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do RJ durante o governo Rosinha Garotinho (2003-2006).
Principais feitos
Foi Luiz Paulo Conde o idealizador de projetos como o ”Rio-Cidade”, responsável por diversas intervenções urbanísticas em variadas ruas e avenidas da capital fluminense; o ”Favela-Bairro”, elaborado a fim de implantar infraestrutura urbana, serviços, equipamentos públicos e políticas sociais em comunidades cariocas; e a construção da Linha Amarela, uma das vias expressas mais importantes do Rio, que interliga as zonas Norte e Oeste do município.