Ilha Fiscal celebra 133 anos do último baile

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

O estado do Rio de Janeiro celebra no dia 9 de novembro o aniversário de 133 anos do último baile na Ilha Fiscal. Os projetos “Galeota Real – Exposição na llha Fiscal” e “Uma Jóia na Baía: recuperação estrutural, conservação e restauração do conjunto arquitetônico da Ilha Fiscal” promovem, com apoio do Museu Naval, uma série de palestras gratuitas como preparativo para reabertura do espaço, que ocorre no primeiro semestre de 2023.

A ilha, que passa por mudanças de estrutura, foi cenário da antiga festividade que marcou o calendário brasileiro por ocorrer dias antes da extinção da monarquia no país. Dom Pedro II promoveu a luxuosa festa no ano de 1889 como uma forma de homenagear as bodas de prata da princesa Isabel e do Conde d’Eu.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

A Proclamação da República foi firmada oficialmente em 15 de novembro e o baile que ocorria nos dias anteriores representava um dos momentos de força do reinado. O último baile da Ilha Fiscal é um episódio da história brasileira que até hoje encanta e reverbera desdobramentos para historiadores, pesquisadores, artistas e curiosos.

A Ilha Fiscal integra, desde 1913, o Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Desde então, o espaço é palco para exposições, solenidades extraoficiais e cartão-postal para amantes da fotografia.

Advertisement

Ingressos gratuitos para reabertura

No dia 9 de novembro, os participantes da palestra do Museu Naval receberão um certificado e um voucher válido por dois anos para conhecer a Ilha Fiscal após a sua reabertura. Os ingressos estão disponíveis no Sympla e são limitados. Para garantir, é necessário acessar o link e preencher os dados para receber a entrada gratuita por e-mail.

Os debates irão abordar tópicos como a importância da preservação de patrimônios culturais, turismo militar e demais curiosidades da ilha. Os participantes poderão ter uma experiência de imersão na cultura da marinha brasileira por meio de entidades locais e especialistas do tema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ilha Fiscal celebra 133 anos do último baile
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui