Imagem de Iemanjá é vandalizada na Praia da Vila, em Saquarema

Câmeras de monitoramento da Prefeitura flagraram o ato e identificaram a pessoa responsável. Polícia Civil informou que o caso deixou de ser tratado como intolerância religiosa pois a mulher que quebrou a imagem sofre de problemas psiquiátricos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma imagem de Iemanjá, orixá das religiões Candomblé e Umbanda, foi encontrada quebrada na Praia da Vila, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, na última segunda-feira, (06/02). De acordo com o registro na delegacia, o ato de vandalismo aconteceu após os festejos em homenagem à Rainha do Mar, no domingo, (05/02). O Dia de Iemanjá é celebrado no dia 2 de fevereiro.

O caso, inicialmente, foi registrado na delegacia da cidade como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo” e “danos”, tendo como motivação intolerância religiosa.

Na tarde de segunda, a Prefeitura de Saquarema emitiu uma nota informando que as câmeras do Centro de Monitoramento da cidade flagraram o ocorrido e identificaram a pessoa responsável pelos atos de vandalismos. Agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar conseguiram encontrar a jovem e a encaminharam à delegacia para prestar esclarecimentos.

Mas, também na segunda-feira, a Polícia Civil informou que a mulher identificada como autora do vandalismo sofre de problemas psiquiátricos. A família apresentou um laudo médico à polícia e o caso deixou de ser tratado como intolerância. Agora, o inquérito será encaminhado à Justiça.

Advertisement

Nota da Prefeitura na íntegra:

Nesta segunda-feira, tivemos a triste notícia de que a imagem de Iemanjá, que estava colocada na Orla da Praia da Vila, no Centro, foi danificada por ato de vandalismo. Inicialmente, queremos informar que todo e qualquer ato deste tipo deve ser combatido e investigado.

Praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime. Por isso, as autoridades policiais competentes estão atuando no caso para solucionar de forma mais rápida e eficaz.

As câmeras do Centro de Monitoramento da Prefeitura de Saquarema flagraram o ocorrido, identificando a pessoa responsável pelos atos de vandalismo e acompanhando o trajeto percorrido por ela. Agentes da Guarda Civil Municipal e da 4ª Cia da Polícia Militar estão conduzindo a jovem à delegacia da cidade para devidos esclarecimentos.

A Prefeitura de Saquarema não compactua com atos de vandalismo ou intolerância religiosa. Além disso, reforça a importância do respeito à diversidade religiosa, sexual, racial ou qualquer outro tipo”.

Informações do portal Band News.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Imagem de Iemanjá é vandalizada na Praia da Vila, em Saquarema
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. A pessoa sofrer de transtorno psiquiatrico por si só não tem o condão de tornar um indivíduo imune.

    Existe a necessidade de se verificar se o tipo de transtorno era ao tempo da ação o indivíduo incapaz de compreender que sua conduta era ilícita.

    E mais. Não tem pena privativa de liberdade mas o indivíduo com transtorno pode receber medida de segurança.

  2. Alguém dúvida que provável tenha sido um evanjegue???
    É o seguimento cristão com mais fundamentalista e tem em específico contra imagens de outras religiões.
    Todos sabem. Mas na imprensa evita-se apontar o dedo.

    • Claro. Fundamentalistas também tem muito no islamismo, no judaísmo. menos presentes na nossa realidade. Aqui vemos mais numerosos no seguimento em parte protestante e também católico, porém aqueles que militam contra adoração de imagens nas outras…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui