Anualmente, desde 1867, um grupo de mulheres da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro realiza a troca de vestes da santa que dá nome à histórica igreja localizada no bairro da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro, fundada em 1739.
A cerimônia, que acontece às 16h deste sábado (05/08), traz figurinos bordados a ouro e o Menino Jesus nos braços de Nossa Senhora. A imagem tem 1,60m.
As participantes do rito são chamadas de aias, havendo uma única – intitulada de ”provedora” – autorizada a coroar a imagem da santa.
”São cerca de 15 aias, e cada uma fica responsável por uma função. Uma engoma as roupas, outras penteiam os cabelos da peruca que Nossa Senhora usa, outras vestem o Menino Jesus. É sempre um momento emocionante para nós. Ficamos o tempo todo rezando, com todo cuidado. É um privilégio poder preservar esta tradição e fazer parte deste grupo de mulheres”, diz Cristiane Abreu, uma das aias.
”É uma homenagem a Nossa Senhora. Sabemos que ela não está na imagem, é uma representação. Mas é uma forma de mostrar nossa devoção. É uma cerimônia encantadora, que poucas pessoas conhecem. As aias são, em sua origem, as damas de companhia das mulheres nobres. Portanto, é como se fôssemos as servas da rainha, no caso de Nossa Senhora. Tradicionalmente, são senhoras que já integram a irmandade e são selecionadas para essa função”, complementa, por sua vez, a aia Kenya Soares.
Posteriormente à cerimônia, a igreja celebra, no próximo dia 15/08, sua padroeira, havendo uma festa e a inauguração do novo salão de festas local.