Imagem histórica do Pai Eterno que iria a leilão em SP é desapropriada pela Prefeitura do Rio e deve voltar pra cidade

A bonita imagem esculpida pelo Mestre Valentim voltará a olhar pelos cariocas, em vez de cair nas mãos de particulares. O Prefeito Eduardo Paes desapropriou a grande imagem, que pertencia à Igreja de São Pedro, demolida para construção da Presidente Vargas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A imagem do Divino Pai Eterno de autoria do Mestre Valentim – artífice de fama internacional – e que ornamentava o altar e retábulo da maior jóia barroca do Rio de Janeiro, a destruída Igreja de São Pedro dos Clérigos, acaba de ser tombada e desapropriada por 2 decretos do Prefeito Eduardo Paes (PSD), publicados agora há pouco numa edição extra do Diário Oficial do Município. A imagem de Deus Pai – na tradição católica uma das figuras da Santíssima Trindade – olhou pelos cariocas de 1733, quando foi instalada na bela igreja em formato elíptico demolida para dar lugar à Avenida Presidente Vargas, até 1944, quando foi vendida a um colecionador particular. Trata-se de um dos maiores ícones do barroco brasileiro, que seria arrematada na noite de hoje. O DIÁRIO DO RIO havia revelado aqui, com exclusividade, que a peça seria vendida esta noite.

A igreja foi um dos primeiros templos tombados do país, mas acabou destombada pra ser demolida (junto com outras 2) por Getúlio Vargas, e por um lapso da legislação e do sistema de Patrimônio Histórico do país – à época quase que recém criado – acabou sendo autorizada a dispersão de muitas de suas peças móveis, apesar da construção da nova Igreja de São Pedro, no Rio Comprido. Colecionadores de todo o país acabaram comprando suas lindas talhas e intrincadas imagens; dentre elas, a espetacular estátua do Divino Pai Eterno, com o orbe (o mundo) e sua barba branca. A imagem iria a leilão esta noite, em São Paulo, pelo martelo do leiloeiro Luiz Fernando Dutra, da Dutra Leilões, uma das mais reputadas casas de leilões do país, especializada em antiguidades. O lance inicial é polpudo: 900 mil reais; a obra pertencia ao acervo dos mega colecionadores Cárbia Sabatel de Bourrol e José Celestino Monteiro de Barros Burroul. José Celestino era membro da Academia Paulista de História e a coleção do casal era uma das mais abrangentes do país.

O decreto de Paes, que é inovador por ser a primeira vez que alguma esfera de governo no país interfere na revenda das peças arrancadas da Igreja de São Pedro. Há anos as lindas talhas e imagens que foram criadas pelos maiores artistas barrocos do país são vendidas pra lá e pra cá, sem nenhuma ação do Patrimônio Histórico, seja do Estado, da Cidade ou do País. Segundo especialistas, várias partes da igreja já estão fora do país, e se tornaram verdadeiras lendas. Por sorte, o Arquivo Noronha Santos tem imagens internas detalhadas do templo, onde é possível reconhecer os tesouros que lá havia antes da destruição feita com desmazelo pelo patrimônio cultural dos cariocas. Segundo informações, o leiloeiro já retirou as peças desapropriadas do leilão.

Advertisement

A prefeitura inova agora na proteção do Patrimônio Histórico, e decidiu também devolver mais duas peças de grande valor à apreciação do público. Um detalhado e rebuscado retábulo barroco e um enorme par de anjos adoradores, que seriam também vendidos pela Dutra Leilões no grande leilão de arte que durará 6 dias e tem peças de grande importância histórica, com prataria de primeira linha e algumas reminiscências do período imperial. “Maravilhosa iniciativa do Prefeito Eduardo Paes, que, sem demora, fez um decreto para preservar os bens móveis de nossa arte sacra do Século XVIII, da Igreja de São Pedro dos Clérigos, demolida em 1944″, disse o Padre Silmar Fernandes, Curador da Comissão de Patrimônio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que também enviara carta ao Leiloeiro, pedindo a suspensão do leilão para averiguação sobre a forma de aquisição da peça.

IMG 8689 Imagem histórica do Pai Eterno que iria a leilão em SP é desapropriada pela Prefeitura do Rio e deve voltar pra cidade

A Igreja de São Pedro dos Clérigos era considerada uma das maiores joias barrocas da cidade do Rio de Janeiro. Sua arquitetura majestosa, decorada com o rico trabalho de talha do Mestre Valentim, encantava quem a visitava. No entanto, apesar dos esforços para preservá-la, a prefeitura optou por sua demolição em 1944, levando ao desaparecimento físico da igreja e dispersando seus fragmentos em museus e outros templos pelo país.

Valentim da Fonseca e Silva, mais conhecido como Mestre Valentim (Serro, Minas Gerais, 13 de fevereiro de 1745 — Rio de Janeiro, 1 de março de 1813), foi um dos principais artistas do Brasil colonial, tendo atuado como escultor, entalhador e urbanista no Rio de Janeiro.

Além disso, a venda de objetos supostamente ligados à Igreja de São Pedro dos Clérigos não tem sido incomum, e muitas vezes esses itens são até falsamente atribuídos ao famoso templo (declarados como sendo da Igreja sem sê-lo) para aumentar seu valor no mercado antiquário e religioso. Não é o caso do item, que é genuíno e consta claramente nas fotos do Arquivo Noronha Santos. A descrição do lote que agora integrará o patrimônio dos cariocas, no leilão, ressalta a importância histórica da figura que coroava o antigo retábulo, com 125 cm de largura e 114 cm de altura total, “com o belíssimo resplendor de prata, ornado com pedras coloridas.”

A história da Igreja de São Pedro dos Clérigos permanece viva na memória daqueles que reconhecem sua importância para a identidade cultural da cidade, principalmente do Centro do Rio de Janeiro, que com as diversas iniciativas privadas e públicas que buscam sua revitalização, vem renascendo. A cada dia mais cariocas e turistas visitam o grande circuito das igrejas históricas do Centro, que incluem maravilhas como a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, a Candelária, a Sao Francisco de Paula, e a antiga Sé. E em breve, poderão visitar, em algum museu, a mais importante imagem do Divino Pai Eterno do barroco brasileiro, que voltará a proteger – e de pertinho – o povo do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Imagem histórica do Pai Eterno que iria a leilão em SP é desapropriada pela Prefeitura do Rio e deve voltar pra cidade
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Imagem histórica do Pai Eterno que iria a leilão em SP é desapropriada pela Prefeitura do Rio e deve voltar pra cidade
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Gratidão a todos os envolvidos que atuaram para que essa imagem, dessa igreja já demolida, possa ficar aqui na cidade do Rio de Janeiro, fiquei muito feliz com a notícia.

    E aproveito, para falar também de outra igreja
    Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, na Rua do Rosário, esquina com Av Rio Branco no centro da cidade do Rio de Janeiro, que já é tombada pelo Patrimônio Histórico, que fechou na pandemia e não reabriu mais, temo pela sua deteriorizacao interna e externamente que encontra-se com a parede lateral pichada.
    Peço a irmandade responsável para que possa providenciar o que for necessário para que a mesma igreja possa reabrir.

  2. Graças a Deus a imagem ficará conosco. No Rio de Janeiro. Já perdemos tantas coisas…é uma ótima notícia!

    Eu – se tivesse em meu poder – daria a imagem para a igreja da Santa Cruz dos Militares. Porque? Não sei. Sinto que ficaria muito bem lá.

    Mas, há uma outra igreja HISTÓRICA – está não foi derrubada graças ao bom Deus – que desde 2.020 com a PANDEMIA FECHOU E ATÉ HOJE PERMANECE FECHADA e me parece sempre ABANDONADA – já estão pixando uma de suas paredes externas! Que igreja? A MESMA QUE DESDE O ANO PASSADO ESTOU COMO QUE “DENUNCIANDO” o seu ABANDONO por parte de seus responsáveis desde o ano passado – 2.023: A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E DA BOA MORTE – RUA DO ROSÁRIO COM AV. RIO BRANCO! Creio por ela ter mais de 250 anos que tenha sido tombada…porém se continuar assim correrá o risco de TOMBAR!

    Faço um apelo ao grande DOM ORANI TEMPESTA, À PREFEITURA ou A POSSÍVEL ÓRDEM TERCEIRA SEI LÁ RESPONSÁVEL por ela: FAVOR, REABRAM-NA! E DOU ATÉ UMA DICA…COLOQUEM MISSA TRINDENTINA AO MENOS UMA VEZ NA SEMANA NELA – A MISSA CELEBRADA NA SÃO FRANCISCO DE PAULA às QUARTAS-FEIRAS às 08:30! (até onde sei continuam sendo rezadas lá…), e AO MENOS UMA MISSA OU CELEBRAÇÃO DA PALAVRA POR SEMANA TAMBÉM. ALÉM DE FICAR ABERTA COMO ERA – UM OÁSIS – NO CENTRO DO RIO, PARA FAZERMOS NOSSAS ORAÇÕES!

    O DIÁRIO DO RIO – ESTE EXCELENTE JORNAL ON-LINE PODERIA FAZER UMA MATÉRIA SOBRE O ASSUNTO…

    Bom…fica registrado mais uma “DENÚNCIA” – até quando os responsáveis desta paróquia ficarão deitados em berço esplêndido vendo-a se deteriorar?

    Na verdade, já estou cansado de tanto tocar neste assunto por aqui. Mas perseverarei.

    SEI QUE ALGUM DOS RESPONSÁVEIS POR ESSA IGREJINHA JÁ LEU ALGUMAS DAS MINHAS POSTAGENS E O APELO ENTROU POR UM OUVIDO E SAIU PELO OUTRO – POIS NUNCA SE MANIFESTOU.

    Mas, água mole em pedra mole tanto bate até que fura…continuei esta “missão”…até que finalmente seja reaberta!

    Desde já, obrigado ao DIÁRIO DO RIO por essa oportunidade.

    Pax.

  3. Graças a Deus a imagem ficará conosco. No Rio de Janeiro. Já perdemos tantas coisas…é uma ótima notícia!

    Eu – se tivesse em meu poder – daria a imagem para a igreja da Santa Cruz dos Militares. Porque? Não sei. Sinto que ficaria muito bem lá.

    Mas, há uma outra igreja HISTÓRICA – está não foi derrubada graças ao bom Deus – que desde 2.020 com a PANDEMIA FECHOU E ATÉ HOJE PERMANECE FECHADA e me parece sempre ABANDONADA – já estão pixando uma de suas paredes externas! Que igreja? A MESMA QUE DESDE O ANO PASSADO ESTOU COMO QUE “DENUNCIANDO” o seu ABANDONO por parte de seus responsáveis desde o ano passado – 2.023: A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E DA BOA MORTE – RUA DO ROSÁRIO COM AV. RIO BRANCO! Creio por ela ter mais de 250 anos que tenha sido tombada…porém se continuar assim correrá o risco de TOMBAR!

    Faço um apelo ao grande DOM ORANI TEMPESTA, À PREFEITURA ou A POSSÍVEL ÓRDEM TERCEIRA SEI LÁ RESPONSÁVEL por ela: FAVOR, REABRAM-NA! E DOU ATÉ UMA DICA…COLOQUEM MISSA TRINDENTINA AO MENOS UMA VEZ NA SEMANA NELA – A MISSA CELEBRADA NA SÃO FRANCISCO DE PAULA às QUARTAS-FEIRAS às 08:30! (até onde sei continuam sendo rezadas lá…), e AO MENOS UMA MISSA OU CELEBRAÇÃO DA PALAVRA POR SEMANA TAMBÉM. ALÉM DE FICAR ABERTA COMO ERA – UM OÁSIS – NO CENTRO DO RIO, PARA FAZERMOS NOSSAS ORAÇÕES!

    O DIÁRIO DO RIO – ESTE EXCELENTE JORNAL ON-LINE PODERIA FAZER UMA MATÉRIA SOBRE O ASSUNTO…

    Bom…fica registrado mais uma “DENÚNCIA” – até quando os responsáveis desta paróquia ficarão deitados em berço esplêndido vendo-a se deteriorar?

    Já estou cansado de tanto tocar neste assunto por aqui. Mas perseverarei.

    Desde já, obrigado ao DIÁRIO DO RIO por essa oportunidade.

    Pax.

    • Também fiquei muito feliz com a notícia!
      Gratidão a todos os que participaram para que essa imagem ficasse na cidade do Rio de Janeiro!
      Também me preocupa a situação da Igreja Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, na Rua do Rosário com esquina Av. Rio Branco, no centro da cidade do Rio de Janeiro, que já se encontra tombada pelo Patrimônio Histórico, porém desde o início da pandemia fechou e não abriu mais, preocupo-me com a deteriorização interna e externamente que encontra-se com a parede lateral pichada.
      Peço aos responsáveis pela irmandade e quem mais possa interferir no sentido de fazer os trâmites necessários para a reabertura dessa linda e histórica igreja.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui