Nunca entendi quem dizia que o preço dos imóveis era ligado a Copa do Mundo, ou às Olimpíadas, mas de acordo com portal Nuroa, um agrupador de imóveis a venda na Internet, os preços por metro quadrado de apartamentos, casas e imóveis comerciais disponíveis para a venda na cidade do Rio de Janeiro tiveram uma valorização de 15,95% no primeiro semestre de 2014.
A evolução maior é no preço de casas à venda: 58,04% entre janeiro e julho de 2014. Os imóveis comerciais, classificados no Portal como lojas, tiveram um incremento por metro quadrado de 51,4% no mesmo período. Os preços por metro quadrado de venda de apartamentos mostram evolução menor, de 8,82%.
Diversos fatores podem explicar a alta dos preços imobiliários no Rio de Janeiro, frente a dados que mostram uma desaceleração ou estabilidade de preço em outras capitais brasileiras. Além da realização da Copa do Mundo de Futebol, que atraiu grande quantidade de turistas para a cidade, sede, entre outros jogos, da grande final no Estádio Maracanã, a descoberta e exploração de petróleo na camada de Pré-Sal, obras de melhorias no transporte, como a Linha 4 do Metrô prevista para ser finalizada 2016, são outros fatores. A nova linha de metrô, por exemplo, deve agregar seis novas estações na zona sul com capacidade para transportar 300 mil pessoas em uma região onde a exploração imobiliária mais vem crescendo nos últimos anos.