Impa Tech, no Porto Maravilha, funcionará como hub para startups e oferecerá graduação em Matemática

Nos seus 70 anos de história, o IMPA se consolidou como uma das principais instituições científicas do Brasil, ajudando a tornar o país destaque na matemática mundial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) já iniciou a construção de um novo campus, vizinho à sede do instituto, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. O projeto facilitará a vinda de bolsistas para a cidade e permitirá incubação de empresas. Além disso, numa parceria com a Prefeitura do Rio, o instituto passará a ter pela primeira vez uma graduação em Matemática, voltada para tecnologia e inovação, na região do Porto Maravilha, no Centro do Rio.

Teremos aqui o Impa tech, parceria da prefeitura com o IMPA, vai ter a primeira faculdade de graduação do IMPA”, revelou Paes. Não foi mencionada a data de início ou conclusão da nova faculdade.

Paco do Ouvidor Impa Tech, no Porto Maravilha, funcionará como hub para startups e oferecerá graduação em Matemática
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Nos seus 70 anos de história, o IMPA se consolidou como uma das principais instituições científicas do Brasil, ajudando a tornar o país destaque na matemática mundial. Para o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, fortalecer a aplicação da matemática nos setores produtivo e público, contribuindo para o desenvolvimento do país e a formação de profissionais, é uma meta. 

Embora a graduação seja direcionada para tecnologia e inovação, ter entre 100 e 120 alunos entrando por ano em um curso oferecido pela IMPA vai proporcionar que alguns alunos queiram aprofundar seus estudos. Teremos uma fonte potencial de estudantes para pós-graduação, principalmente em matemática aplicada. Outra questão crucial é o diálogo com o setor produtivo, a partir do momento em que somos a instituição que estará no hub de inovação do Rio de Janeiro, em um ambiente frequentado por startups e os principais grupos empresariais do país. Isso vai gerar muitas oportunidades“, disse. 

Advertisement

O IMPA conta ainda, desde 2021, com o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), que atua em parcerias com a iniciativa privada em projetos para a resolução de problemas práticos de empresas, aplicando os conhecimentos de pesquisadores e alunos nas áreas de Data Science e Inteligência Artificial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Impa Tech, no Porto Maravilha, funcionará como hub para startups e oferecerá graduação em Matemática
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui