A imperatriz Teresa Cristina ganhou um novo busto na manhã desta segunda-feira (14/03), após ter sua imagem anterior integralmente furtada em janeiro de 2019. A obra foi na inaugurada, na Praça Itália, no Centro do Rio de Janeiro, com as presenças da secretária municipal de Conservação, Anna Laura Secco, do cônsul da Itália, Paolo Miraglia e de Dom João de Orleans e Bragança, descendente da homenageada.
O novo busto da imperatriz foi elaborado pelo pintor, gravador, desenhista, ilustrador e coreógrafo Gianguido Bonfanti e doado pelo Consulado da Itália.
Essa não é a primeira homenagem que os estado do Rio faz à imperatriz. Ela também é homenageada na cidade de Teresópolis, na Região Serrana do estado, onde há uma estátua sua na entrada do município.
Filha do rei Francisco I das Duas Sicílias e da rainha consorte Maria Isabel de Bourbon, Teresa Cristina Bourbon-Duas Sicílias nasceu em 14 de março de 1822, em Nápoles, no Reino das Duas Sicílias, o qual integra a atual Itália. Teresa Cristina recebe essa bela homenagem dos cariocas justamente no dia do seu bicentenário,
A jovem nobre tornou-se imperatriz do Brasil, após se casar Dom Pedro II em 1842. Em 1889, com a proclamação da República, Teresa Cristina foi exilada para a cidade do Porto, Portugal, onde veio a falecer em dezembro do mesmo ano.