Com atividades gastronômicas sendo realizadas até 1º de dezembro, o Festival do Bacalhau da Noruega pode ser apreciado por consumidores do Rio, Niterói, Maricá e Angra dos Reis em mais de 30 restaurantes fluminenses. Na terceira edição do evento, as casas servem pratos especiais com os peixes noruegueses e destaques, como: o bacalhau Gadus morhua, e o Saithe, de sabor rico e textura firme. O evento é uma realização do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), em parceria com o Conselho Norueguês da Pesca.
O Festival do Bacalhau da Noruega tem como objetivo apresentar ao público, a versatilidade do peixe, que pode ser levado à mesa em outras datas que não apenas a Páscoa e o Natal. No evento, os restaurantes participantes podem escolher um prato especial com o peixe norueguês. No Cadeg, o Barsa indica o bacalhau rei. Já o Ancho Português, em Ipanema, indica a moqueca de bacalhau. O francês Didier oferece o lombo de bacalhau confitado e servido com champignons trufados.
Outra delícia muito apreciada pelos cariocas é serviços peço Esplanada Grill: bacalhau à lagareira, com postas de bacalhau da Noruega, servidas com brócolis, batatas, cebola e azeitona. O Jobi, por sua vez, tem o peixe assado com batatas, cebola, pimentão amarelo e salsa; o Bistrô da Casa, na Glória, oferece o bacalhau trufado com natas.
No Pavão Azul, em Copacabana, a sugestão é a patanisca feita com o Saithe da Noruega. Ainda em Copacabana, a sugestão do Otra Bar é papillote de bacalhau com batatas cozidas, azeitona, brócolis, tomate cereja e cebola roxa.
A lista com os restaurantes participantes e seus respectivos pratos está no site https://festivalbacalhaudanoruega.sindrio.com.br/.