Inauguração da primeira residência inclusiva em Itaguaí marca avanço na política social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta quinta-feira (19/12), foi inaugurada a primeira Residência Inclusiva de Itaguaí, um marco histórico para a cidade e para a região. Localizada na Rua Clementino Almeida Câmara, 15, no Parque Independência, a unidade é totalmente acessível e tem capacidade para acolher até 10 moradores.

Com uma infraestrutura moderna e totalmente adaptada, a residência conta com três quartos e dois banheiros adaptados, salas de atendimento, recepção, sala de administração, cozinha, lavanderia e uma área de convivência projetada para garantir conforto e integração entre os residentes. Todo o mobiliário foi planejado para atender às necessidades de acessibilidade, proporcionando bem-estar e autonomia aos moradores.

A unidade também se destaca pela oferta de atendimento humanizado e especializado, disponível 24 horas por dia. Uma equipe multidisciplinar está à disposição, composta por enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, cuidadores sociais, equipe de limpeza, cozinheiros, auxiliares e coordenação.

“Fico muito feliz de estar aqui na Residência Inclusiva, vendo a importância da garantia do direito e fazendo uma breve vistoria técnica, notando que é totalmente acessível, com banheiros acessíveis, dando autonomia à pessoa com deficiência. A residência inclusiva, mostra que todos temos o direito e todos somos iguais”, disse Valnei Costa – Diretor da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência.

Para a pasta, um dos destaques é o fato de ser a primeira residência inclusiva da região com sede própria.

“Hoje, estamos realizando a entrega de uma importante conquista para os nossos munícipes: a nossa Residência Inclusiva, o primeiro abrigo da região voltado para pessoas com deficiência e, com destaque, em sede própria. Após muita dedicação e luta pela inclusão no município, celebramos hoje a concretização de mais uma unidade de garantia de direitos, fortalecendo uma política pública efetiva na cidade de Itaguaí”, declarou Micheli Sobral – Secretaria de Assistência Social

Outro diferencial da unidade é a sua estrutura completamente acessível. O prédio possui rampas, corrimãos e espaços projetados para a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A Residência Inclusiva de Itaguaí é a primeira do tipo na região e representa um passo significativo na política de inclusão e bem-estar social do município. Com sede própria e uma estrutura de ponta, a iniciativa reforça o compromisso com a promoção da igualdade e da dignidade humana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inauguração da primeira residência inclusiva em Itaguaí marca avanço na política social

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui