As competições de Skate ganharam grande visibilidade desde as Olimpíadas de Tóquio. Agora, com as Olimpíadas de Paris, vimos novamente atletas brasileiros se destacando, como foi o caso de Rayssa Leal, que conquistou o bronze, sua segunda medalha olímpica (ganhou prata em Tóquio). Porém, poucos sabem que a primeira pista de Skate da América Latina fica na Baixada Fluminense, mais especificamente em Nova Iguaçu.
A pista histórica foi inaugurada em dezembro de 1976 e fica localizada na Praça Ricardo Xavier da Silveira, que ficou popularmente conhecida como Praça do Skate. O projeto foi criado pelo desenhista e skatista Sérgio Alexandre e pelo então diretor de obras Henrique Reina.
Algumas pessoas até já contestaram a informação de que a pista é a primeira da América Latina, mas até hoje, ninguém conseguiu provar, ou seja, não houve um registro de existência anterior a 1976.
Em 2013, a pista ganhou um documentário. A produção “Praça do Skate – A primeira pista da América Latina” teve roteiro e direção de Paulo China e reuniu depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra.
Presidente da Associação Baixada de Skate de Nova Iguaçu, André Viana afirmou que, para ele, a importância da pista se divide em três: histórica, arquitetônica e esportiva.
“A importância histórica tem a ver com o fato de ser a primeira da América Latina. Já a importância arquitetônica se dá em função desse projeto ter estreado no Brasil e na América Latina as construções de pistas de skate, e foi um projeto de vanguarda, uma inovação no design de construção de pista de skate de concreto na época. É uma pista única. E o contexto esportivo se dá em função de ter sediado o primeiro campeonato de skate realizado em uma pista pública do Brasil, em 1977, que foi realizado pelo lendário skatista Cesinha Chaves. Além de outros eventos que aconteceram ao longo dos anos”, explicou.
Apesar da visibilidade recente ao esporte, há anos Nova Iguaçu tem uma lei que garante a Semana Municipal do Skate, que proporciona competições aos skatistas Iguaçuanos.
“A Semana do Skate aconteceu pela primeira vez no ano de 2002, durante a última etapa do Circuito Iguaçuano de Skate, realizado pela Associação Baixada de Skate. Hoje, a semana do skate é uma lei municipal. é um orgulho grande, porque são poucas as cidades do Brasil que têm uma lei para o skate”, completou André Viana.
Em 2015, a pista passou por uma série de reformas. Com toda a repercussão e o aumento da prática do esporte, a Prefeitura realizou, em 2021, uma reforma na praça e na pista de skate. A revitalização do espaço é importante, não apenas para conservar um local histórico da Baixada Fluminense, mas também para proporcionar um espaço para que os jovens skatistas possam praticar com uma pista segura e de qualidade.