Inaugurado em 2021, Restaurante do Povo de Campos dos Goytacazes já serviu quase 1,5 milhão de refeições

Espaço oferece café da manhã, almoço e jantar, sendo 1.500 refeições por dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Restaurante do Povo de Campos dos Goytacazes - Foto: Divulgação

Completando três anos de funcionamento em maio deste ano, o Restaurante do Povo de Campos dos Goytacazes, na região Norte do estado do Rio de Janeiro, reaberto no primeiro ano de governo do prefeito Wladimir Garotinho, já ofereceu mais de 1,4 milhão de refeições aos seus usuários.

Aberto diariamente, inclusive nos feriados, o espaço oferece café da manhã, almoço e jantar, sendo 1.500 refeições por dia. Vale ressaltar que o Restaurante do Povo funciona em parceria com o RJ Alimenta, programa do Governo do Estado.

O pedreiro Joceir Nogueira, de 55 anos, mora na localidade de Campo Novo e frequenta o Restaurante do Povo quando precisa ir ao Centro.

”A comida é de graça e ótima. Eu moro no interior e sempre quando venho ao Centro, eu me alimento aqui. Eu acho uma maravilha e um serviço muito bom”, disse.

Advertisement

”Para mim, aqui é 10. Tudo muito bom e tudo direitinho. As colegas que atendem a gente aqui são ótimas. Eu me sinto em casa aqui no Restaurante”, disse, por sua vez, a frequentadora Eliane de Fátima Nogueira, de 65 anos, que mora no Parque Eldorado.

”Assim que o prefeito Wladimir assumiu, ainda em 2021, Campos não tinha programas sociais ou esse equipamento para oferecer refeições diárias, porque ele foi fechado. Desde então, com o objetivo de garantir a segurança alimentar das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social tem o Restaurante do Povo como um braço da assistência social para oferecer a alimentação, que é um direito das pessoas. Além dele, contamos com o Café do Trabalhador e o Cartão Goitacá”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.

Marina dos Santos, de 72 anos, é moradora do Parque Cidade Luz. Ela conta que é usuária do Restaurante do Povo desde a sua abertura. Para ela, se alimentar gratuitamente no local tem sido de grande serventia.

”Maravilhoso! Nós somos bem tratados e nos alimentamos muito bem. Eu preciso vir ao Centro com frequência para ir ao médico e fazer exames, mas não tenho condições de pagar para me alimentar, então, o Restaurante me salva”, contou a aposentada.

”É um lugar que não só ajuda a mim, mas outras pessoas que precisam. Eu frequento pelo menos uma vez na semana e tenho muitos elogios ao atendimento, à organização e à comida”, contou Marcilene da Silva, da Lapa.

Coordenadora do Restaurante do Povo, a subsecretária adjunta de Desenvolvimento Humano e Social, Grazielle Gonçalves, prevê que o equipamento deve atingir a marca de 1,5 milhão de refeições oferecidas em fevereiro.

”O que a gente faz aqui não é assistencialismo, mas é garantir direitos. É garantir a segurança alimentar para a população mais vulnerável. Em fevereiro, chegaremos à marca de 1,5 milhão de refeições oferecidas. É um número muito emblemático, porque é entregar comida para quem necessita. No formato de parceria com o Governo do Estado, por meio do RJ Alimenta, a gente utiliza as salas do espaço do Restaurante para também oferecer cursos, já que as comidas já chegam prontas. Então, além da alimentação, a gente também oferece oportunidade de qualificação”, explicou.

A coordenadora do programa Segurança Alimentar Nutricional (SAN) da SMDHS, Thais Serafim, explica que o Restaurante do Povo é um importante aliado ao combate à desnutrição das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

”A oferta de café da manhã, almoço e sopa no Restaurante desempenha um papel crucial na promoção da nutrição e saúde dos usuários, além de contribuir para a garantia do direito de todos a uma alimentação adequada e saudável. Essa iniciativa é especialmente significativa para indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que podem enfrentar desafios no acesso a alimentos nutritivos”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inaugurado em 2021, Restaurante do Povo de Campos dos Goytacazes já serviu quase 1,5 milhão de refeições
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui